Uma carta aberta de um programador para qualquer pessoa com uma super ideia para ficar rico.

Philippe Assis
Sep 9, 2018 · 2 min read

Meus caros, imaginem vocês chegarem para uma empreiteira e dizerem: “Olha, me faz um prédio com vista para o mar e piscina na cobertura que quando ficar pronto eu vendo. Vai gerar muita riqueza e você terá 30% de tudo.”.

Muitos me contatam querendo sistemas, aplicativos, websites e serviços online que mudarão o mundo e gerarão muitas riquezas. Mas ninguém quer pagar para ficar rico.

Esses me aparecem pedindo um orçamento rápido e logo após de eu dar meu preço, por mais justo que eu tente ser nele, me fazem uma proposta irrecusável: uma sociedade. Com a fala de que eu teria X% de ações e lucro, se, se, seeee eu fizer o trabalho de graça.

Queridos, eu, assim como outros programadores, programamos computadores. Isso significa que:

Não somos computadores; Não nos alimentamos de memória RAM e CPU; Computadores para profissionais são caros; Precisamos pagar serviços externos como servidores, plataformas, IDE’s, repositórios, internet, telefone e luz; Fazer um sistema simples como “aquele tal que tem igual ao Facebook” é caro; Não, o Facebook não começou do zero; Não, o Google não começou do zero; Sim, eu vi o filme Piratas do Vale do Silício; E o Hulk é tão real quanto o empreendedorismo cinematográfico hollywoodiano.

Beijinho no ombro para os bugs :*

Philippe Assis

Written by

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade