
A ferramenta que administra mais de 1 milhão de exames por ano
Revolução digital promove otimização dos processos de diagnóstico por imagem
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo — (HC), um complexo hospitalar do SUS, ocupa uma área total de 600.000 m². Com 2.400 leitos distribuídos entre os seus oito institutos especializados, dois hospitais auxiliares e áreas de apoio, esse complexo hospitalar tem como missão ser uma instituição de excelência reconhecida nacional e internacionalmente em três pilares: ensino, pesquisa e atenção à saúde.
Aproximadamente 125 mil consultas ambulatoriais são realizadas mensalmente no hospital e no setor de diagnóstico de imagem. Se forem levados em conta apenas os diagnósticos por imagem, foram realizados, em 2014, 1,167 milhão exames. Para otimizar o processo, o fluxo de trabalho, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de distribuição dos exames, o HC adquiriu o sistema IntelliSpace PACS, da Philips. A ferramenta, que é utilizada há alguns anos na instituição, está presente em todos os cerca de 10.000 computadores do complexo, distribuídos entre o pronto socorro, UTI, enfermarias, salas de centro cirúrgico, ambulatórios, salas de aula e anfiteatros.
O sistema auxilia o complexo a realizar os exames de mais de 1 milhão de solicitantes anualmente — isso representa um volume superior a 83 mil exames por mês. O fato de essa ferramenta ser totalmente digital, somado à métrica de que as imagens devem abrir em menos de três segundos, foi um dos diferenciais referenciados pela instituição, que a considera uma ferramenta de grande disponibilidade e altamente estável.
Adquirir essa ferramenta foi sinônimo de economia para o hospital, principalmente porque oferece informações precisas e com qualidade a qualquer momento e em muitos equipamentos, sem a necessidade do deslocamento físico do prontuário do paciente. Não há mais necessidade de salas com workstations ou negatoscópio.
Segundo uma avaliação do próprio HC, após a implantação do PACS a economia de espaço físico para armazenar as imagens impressas em envelopes seria o equivalente ao tamanho de um campo de futebol por ano. Hoje, tudo fica armazenado em uma sala de 12m² e a utilização das impressões do filme ocorre apenas sob demanda e para saúde suplementar.
Do ponto de vista médico, o profissional solicitante visualiza as mesmas ferramentas que o radiologista usa para fazer o laudo, com todas as informações: demográficas, resultados de exames em geral, resultados de exames de métodos gráficos, etc. A ferramenta é integrada ao portal de resultados interno. O que significa que, assim que o exame for realizado e o resultado publicado na ferramenta, o médico solicitante poderá vê-lo do seu consultório ou equipamento, sem necessidade de deslocamento. O Intellispace PACS ajuda muito na distribuição dos resultados dos exames.
Essas funcionalidades de um sistema exclusivo para o diagnóstico por imagem garantem qualidade no processo, agilidade no atendimento e informações precisas em tempo real, com facilidade.
Como o Intellispace PACS colabora com a missão da instituição?
- Assistência: reduz as impressões; evita perda de informações; aumenta a velocidade no acesso das informações; eliminada o retrabalho
- Ensino: trabalhar com informações em sala de aula simultaneamente, sem necessidade de deslocamento para retirada de prontuário físico
- Pesquisa: dados históricos
O Intellispace PACS ajuda a administrar
- Volume de exames: 1.167.000 anuais
- Pacientes atendidos: 31.606 mensais, 379.274 anuais