Eficiência operacional e integração aliadas à saúde
Sistemas de RIS e PACS facilitam o fluxo de trabalho e garantem economia com redução do tempo de confecção do laudo

A IRM — Ressonância Magnética, uma clínica especializada em investigação diagnóstica por imagem , foi fundada em 1993. A instituição possui três unidades no Rio de Janeiro: Humaitá, Campo Grande e volta Redonda.

Com a realização de cerca de 3.000 exames por mês em todas as unidades, é fundamental, para a IRM, ir além das configurações adequadas, mas proporcionar um ambiente de alta disponibilidade para que os médicos e demais profissionais tenham as ferramentas adequadas para realizarem o melhor trabalho no menor tempo.

Armazenar, manipular e distribuir os dados dos pacientes com segurança e ainda aumentar a produtividade e assertividade foram alguns dos motivos que levaram a clínica a buscar softwares de gestão, como o MultiMED RIS, e de PACS, como o IntelliSpace PACS da Philips. Havia dificuldades com um sistema não operacional, limitado, que demandava mais horas trabalhadas e atenção redobrada. Dessa forma, o fluxo apresentava demora em razão de um sistema parcialmente informatizado.

A implantação das soluções foi importante para o crescimento da clínica, pois permitiu uma economia de cerca de 10%, somente com a eliminação de custos de filmes, o que também colabora com o meio ambiente, pois reduz a quantidade de folhas impressas durante os processos. Outro benefício da utilização das soluções foi a redução do número de horas trabalhadas pelos médicos radiologistas, cerca de 15%. Isso se deve, também, à possibilidade de visualização mais rápida dos exames, à organização mais eficiente de acordo com as datas de realização e entrega dos exames e à eliminação da necessidade de deslocamente do profissional.

Além de aumentar a produtividade, os sistemas diminuem custos e garantem ao paciente maior qualidade de diagnóstico. “Graças às soluções Philips, o tempo despendido para a confeção do laudo foi reduzido em 15%”, comenta Antônio Carlos Velloso, administrador da IRM. Ainda, na opinião da administradora Teresa Cristina da Silva, a integração entre as diversas unidades melhorou o controle das agendas, facilitou o cadastro dos pacientes e permitiu agilidade tanto no acesso quanto na entrega dos laudos. Ela também destaca as ferramentas do PACS que possibilitam realizar medidas e reconstruções multiplanares de imagens.

Com isso, a relação entre a instituição e o cliente ficou ainda melhor, já que a rapidez e a confiabilidade do trabalho prestado geram cada vez mais a satisfação dos clientes.

Principais benefícios — MultiMED RIS — IntelliSpace PACS

• Registro único do paciente

• Acesso universal aos dados registrados

• Gerenciamento e distribuição das imagens

• Eliminação de filmes radiológicos

• Redução do impacto ambiental causado pela utilização do filme e dos reveladores químicos

• Redução de custos

• Maior eficiência operacional para os médicos radiologistas, que não precisam se deslocar para diferentes locais para efetivarem o laudo

• Redução do tempo de espera do paciente para o diagnóstico

• Armazenamento digital das imagens