Momentos Ih, Aprendi

Nesses encontros você pode perceber finalmente o que é capaz de fazer e realizar!

Minha jornada como aprendiz começou muito cedo. Me lembro entrando na escolinha com 3 anos e meio. Meu pai me levou e eu era o único sem o uniforme da escola (comecei a me sentir o ser estranho desde muito pequeno). Obviamente eu nem imaginava o que era aquela situação.

A primeira coisa que aprendi foi a escrever o meu nome, idade, endereço num cartão de identificação. Foi um processo bem simples e rápido. Acho que foi até no primeiro dia de aula, não me lembro muito bem, porque acho que estava chapado com tanta informação.

O fato é que eu fui pra casa mostrar os meus pais o que eu tinha aprendido aquele dia!

Talvez tenha sido meu primeiro Ih, Aprendi! consciente. Tive vários outros.
Aprendi a escrever de caneta. Aprendi a fazer embaixadinhas, Aprendi a empinar pipa, a jogar taco, a brincar de esconde esconde, a correr bem rápido, a jogar video game, a andar de bike, a jogar bolinha de gude.

O mais engraçado é que eu aprendi todas essas coisas de criança sem nunca ter estudado. Não precisei analisar como era uma caneta ou como acontecia o processo da gravidade sobre um corpo para depois fazer as embaixadinhas.

Eu apenas fazia e aprendia.

Ouso dizer que não aprendi nada na escola. Todas as teorias que eu estudava para tirar notas na prova não me lembro mais. Teoremas, regras, definições. Eu não me lembro como eu aprendi inglês, como aprendi as tabuadas ou como aprendi a diferença entre briófitas e pteridófitas.

Hoje eu sei mais de biologia do que na época que eu estudava no colégio. A horta do amor tem me ensinado mais que as apostilas e livros. Me ensina mais de ciências e astronomia do que todos os cadernos e livros que juntei ao longo da vida nas salas de aula que passei.

Com o inglês foi a mesma coisa. Apesar de eu ter começado a estudar com 10 anos, foi apenas com 22 anos que eu realmente tive o meu Momento Ih, Aprendi!

Foram exatos 12 anos estudando inglês. Cursei 8 livros no FISK, 2 no CCAA e 2 anos com professor particular. Foram 12 anos estudando teorias para finalmente dizer que eu sabia falar inglês. Não era questão de saber ou não o idioma, mas questão de bater no peito e dizer que eu falava inglês de fato.

Me lembro que na mesma época que eu comecei a fazer o curso de inglês, meus pais me matricularam na natação. Em 3 meses eu já estava participando do grupo que treinava para competições. E em 3 meses eu sai do zero para nadar "fluente" o crawl, costas e peito.

Em seguida aprendi a nadar o estilo borboleta sem que nenhum professor me ensinasse. Apenas observava e praticava o estilo nos treinos.
Eu já disse num outro post sobre o meu aprendizado durante a graduação em Sistemas de Informação (se não leu, leia aqui). Você vai notar que o que eu menos aprendi foi de fato o que eu vi em sala de aula. Dê uma olhada e me diga o que achou ;)
Momento Ih, Aprendi

Mas por que estou dizendo tudo isso sobre os meus aprendizados?
Apenas para mostrar de onde surgiu o Momento Ih, Aprendi! que aconteceu na última semana e reuniu 14 pessoas a fim de aprender, praticar e ter o seu próprio Momento, Ih Aprendi!

Tudo o que eu tenho feito no último ano está relacionado as minhas experiências. As minhas aulas pela Ih, Aprendi! ou as oficinas pela Horta do Amor trabalham exatamente os meus aprendizados empíricos. Por conta desse tipo de aprendizado que acabei me intitulando Desbloqueador Empírico, pois trago toda essa experiência para as pessoas a minha volta.

Vou dar outro exemplo.

Em 2013 eu comecei esse blog. Sempre quis começar a escrever, mas só esse ano que eu realmente consegui aprender a me expor ao mundo em forma de palavras. Não foi algo que eu estudei, mas algo que estou aprendendo na prática e a cada post.

Não existe mágica para o aprendizado.

O Momento Ih, Aprendi! é resultado de 29 anos de pós-observações sobre todos os meus aprendizados e como consegui atingir resultados nas habilidades que eu desenvolvi. Não é pouca coisa não. É mais que apenas praticar o inglês ;)

Esses encontros presenciais acontecerão no começo de cada mês em local de fácil acesso e próximo ao metro. Serão 2h de trocas, networking, games, risadas e muito aprendizado.

É gratuito e com surpresas para alunos da escola.


Se você quer participar, fique ligado(a) nas publicações da página da Ih, Aprendi! Pode trazer amigos, família ou os colegas de trabalho para um Happy Hour. O encontro é aberto a todos e limitado apenas pelo espaço do local.

Forte abraço!
Até a próxima! ❤