Como tornar a vida maravilhosa todos os dias?
Existem 2 coisas muito simples que você pode fazer todos os dias para sentir que a sua vida é maravilhosa.

Há algum tempo venho percebendo uma onda de energia muito boa na minha vida. Inconscientemente lido com as situações do meu dia de duas formas que me ajudam muito a me sentir bem, feliz e pleno.
Antes de mais nada quero deixar claro que você não é obrigado a nada e que eu não sou o dono da verdade. Eu mais erro que acerto, entretanto acabo aprendendo muito mais do que se estivesse apenas acertando.
O meu propósito com os posts que venho escrevendo é trazer experiências minhas de vida, observações e alguns testes.
Dito isso, vamos falar sobre o que pode transformar a sua vida em algo realmente maravilhoso.
1. Empatia.
Não é novo falar sobre empatia e o quão poderosa ela é. E apesar de entendermos que pode nos ajudar, raras as vezes que a colocamos em prática.
Quando falo sobre empatia, eu entendo que é se colocar no lugar do outro, basicamente. Cada ser um humano tem uma experiência, uma história a ser contada. A partir do momento que você começa a pensar e considerar a história do outro numa relação qualquer que seja, você tem empatia por aquela pessoa.
Ser empático é diferente de ser simpático.
Vou dar um exemplo mais prático.
Você trabalha no escritório e tem um(a) chefe mala, pé no saco e que só te critica independente dos seus acertos. Chega a ser insuportável e a sua vida se torna chata, desgastante e segunda-feira é horrível acordar e sair da cama.
Apesar disso ser “normal”, proponho uma reflexão antes de sair xingando e falando mal do seu gestor ou da sua gestora.
Imagine uma peça de teatro. Você e todos no trabalho tem um papel. Mas dessa vez, em vez de você atuar com o seu nome e suas características, você vai incoporar outro personagem. Sim, você vai viver na pele o papel que a pessoa “acima” de você vive. O sua atuação será de estar no começo de carreira desse novo personagem.
Imagine como seria estar na posição do seu/sua chefe em começo de carreira e sofrendo o mesmo que você sofre hoje (ou coloque qualquer período que você quiser). Consegue desenhar a situação? Em geral é assim que acontece e acabamos replicando o comportamento.
Ser empático é fazer esse exercício constantemente e todos os dias. É bem difícil, complexo e exige muita prática (mas não pode ser um esforço) para ser natural.
Quando você toma essa atitude, é bem possível que o ciclo desgastante e diário que você vive na sua rotina se quebre, simplesmente porque a atitude que as pessoas tem, e no caso do nosso exemplo acima, deixa de continuar e o ciclo se quebra.
Empatia é viver o personagem do outro e pensar nas suas experiências e no porquê de suas atitudes. E quando percebemos essas situações, naturalmente os nós se desatam e a vida flui com mais tranquilidade.
Ajudar pessoas desconhecidas é uma das atitudes mais empáticas que alguém pode ter. Experimente ajudar todo dia alguém que você não conhece (evite ao máximo falar para alguém sobre) e sem esperar nada em troca. Coisas simples como ajudar a atravessar a rua, responder a um bom dia, ajudar alguém a carregar algo pesado, dar o assento para alguém se sentar no metrô, etc.
Todos os dias.
O sentimento que isso cria é poderoso e a diferença é perceptível.
2. Gratidão.
Ser grato é poderosíssimo e fazer isso genuinamente gera um sentimento de felicidade e gratidão inexplicáveis.
Criei o hábito de agradecer todos os dias por tudo o que acontece durante o meu dia. Se, por exemplo, tive um dia difícil e que nada saiu como planejado, eu agradeço pelos aprendizados daquele dia. Se, de repente, encontro uma pessoa que me ajuda, agradeço também.
Mas, principalmente, agradeço mais pelos problemas que aparecem.
Quando se é grato por algo "ruim" a consequência natural é um alívio interno fenomenal. Se eu perco o emprego, por exemplo, pode ser uma catástrofe num primeiro momento. Entretanto, se consigo gerar uma energia de gratidão em cima desse fato e acredito fielmente que aquilo aconteceu porque tinha que ser daquela maneira para eu aprender algo, e sou extremamente grato por isso, todo aquele sentimento ruim se dissipa, uma bomba de força e confiança surge de dentro e a perspectiva de melhora aparece com mais clareza. Caso contrário, você acaba se tornando vítima da própria circunstância.
Recentemente eu percebi a minha gratidão sobre uma tragédia que aconteceu na minha família em 2003 e que se faz presente até hoje. Me peguei pensando sobre isso e cheguei até a me assustar tamanho o sentimento de gratidão que eu criei sobre o assunto.
Não significa que eu não me importe mais, pelo contrário, eu me importo e lembro quase que todos os dias. O que aconteceu me guiou e me guia em alguns assuntos. E é por isso que eu sou grato. Porque eu consegui extrair e enxergar um aprendizado que até então era apenas sentimentos tristes. Não é fácil, mas é possível extrair o lado bom de qualquer situação. Juro!
Ser empático e grato pela vida que você tem é uma questão de escolha.
"If you think about it, empathy and gratitude are just expressions of love.
Empathy = love for others and their perspective/experience
Gratitude = love for yourself and your own experience
Without being internally happy and balanced, love is not attainable.
Without love, you cannot attain empathy and gratitude."
O trecho acima foi tirado de uma resposta de um bate papo no facebook e fez total sentido pra mim.
Eu sempre acreditei que o amor pode mudar o mundo. Não a toa que o projeto Horta do Amor nasceu. Ter empatia e gratidão são formas de amor. E quando se tem esse conjunto de sentimentos…é ai que a mágica acontece.
A vida é sempre maravilhosa quando queremos que ela seja.
❤
