Networking não é tudo nessa vida

Mas é 100%

Phillipe Soares
2 min readJan 5, 2014

Olá,

Para o primeiro post desse início de blog, vou começar com uma máxima que venho falando há algum tempo para as pessoas e que sinto na pele todos os dias. Não estou aqui para dizer do tradicional networking (e que muitos ainda creêm funcionar) de ir a eventos buscando pessoas que possam trazer benefícios para seu negócio.

Antes de começar, deixo aqui um link sobre networking escrito por Michael Ellsberg na Forbes que descreve muito bem qual tipo de networking penso ser o mais sustentável.

Minha premissa básica para um bom e sustentável relacionamento é ser natural. Seja você mesmo e as coisas fluirão da melhor forma possível. O universo vai colaborar com você.

Não adianta ler inúmeros blogs, revistas especializadas, livros sobre o assunto se não puder ser você mesmo e acreditar nisso.

Então como seria isso? Como funciona?

Bom, faça com os outros o que gostaria que fizessem por e para você. Soa familiar? Mas é a mais pura verdade. Um grande erro por traz do networking tradicional é você se aproximar de alguém, fingir um interesse ou uma ajuda pensando em um possível retorno. Além de ficar claro para o outro qual a real intenção, isso a médio prazo não é saudável e, em vez de atrair pessoas, estará afastando-as. Como você se sentiria se alguém se aproximasse de você por puro e simples interesse? Pode até ser que funcione e tenha frutos, mas não é sustentável.

Outro item importante é procurar ajudar, compartilhar conhecimento e ter atitudes sem pensar em retorno. Não estou dizendo para fazer papel de bobo, longe disso, mas isso é algo natural para pessoas que você se identifica, gosta e preza amizade.
Sabe aquele amigo de longa data e que você ajuda, dá conselhos? Basicamente é isso. Você espera algo em troca? Definitivamente não, mas sabe que pode contar com essa pessoa e vice versa. É uma troca mútua e sem interesses.

Dentro dessa linha de ajudar sem pedir ou pensar em algo em troca (e li isso no post do Ellsberg) procure estar em um ambiente rico e inspirador. Um ambiente onde as pessoas pensem como você, tenham ambições, criem, fracassem, tentem. Estar em um ambiente desse é a grande chave para que tudo flua da melhor maneira possível, pois assim todo o resto vai acontecer naturalmente.

Acredito que seja isso. Estou aberto para discussões sadias e troca de idéias são muito bem vindas, mesmo que contrárias.

Phillipe Soares

phillipe@ihaprendi.com | @phillipesrs

--

--