
“O espelho já não me basta”
Mais do que eu possa me reconhecer é um documentário sobre Darel Valença Lins(1924–2017), um artista plástico que encontrou nos vídeos experimentais uma grande companhia para lidar com a solidão que toma conta de sua casa de 800 metros quadrados.
Lidar com a solidão sempre foi um grande problema pra mim, e mesmo que hoje seja menos perturbador que antes, não posso negar que tenho meus pavores e, assim, ainda fujo dela, talvez por isso esse filme me seja tão impactante.
Darel mostra, de uma maneira que me inquieta, que a solidão é fato em nossas vidas, e que precisamos abraçá-la para não sermos engolidos por ela. A maneira na qual ele ocupa os espaços de sua enorme casa fazendo videoartes onde ele é o ator principal, a facilidade que ele tem para falar sobre o suicídio de seu filho, o bom humor na hora de mostrar a foto de seu grupo de amigos, onde ele é o único que ainda está vivo e, por fim, gargalhar e dizer que esta chegando sua hora de morrer, mostra como ele parece ser bem acostumado com sua realidade.
A Forma como o artista se expressa, a maneira na qual seus pensamentos fluem durante o filme me faz ver que, apesar de cotidianamente sozinho, ele está sempre cheio de companhias na sua mente, mente essa que parece ter um ritmo forte e que faz competição com a solidão do mundo externo, o fazendo assim uma pessoa com um olhar mais otimista(ou conformista)das coisas.
Ver a rotina de Darel Valença Lins nesse filme me faz questionar(e lamentar)se adianta mesmo travar uma luta contra a solidão, ele teve esposa, filhos, netos e nada disso o impediu de viver uma velhice aparentemente muito solitária. Mais do que eu possa me reconhecer desperta sempre o sentimento de temor em mim, pois me pego imaginando a dor que deve ser ficar de lado na vida das pessoas que amo. Contudo, tento ter um pouco de fé e esperança de que, se um dia isso acontecer, assim como Darel e sua relação com a videoarte, eu também vou encontrar meu meio de andar de mãos dadas com a vida solitária. Estamos a caminho do desterro?
