https://br.freepik.com
https://br.freepik.com

Quer empreender com propósito?

Pietro Occiuzzi
6 min readMar 29, 2020

Antes de começar a jornada com você, posso te dizer uma coisa?

Você é muito especial!

Especial porque você é único, com vivências, experiências, crenças e valores que te moldaram desde os estímulos na barriga da sua mãe. Você tem a capacidade de transformar o mundo ao seu redor e por essa capacidade que você tem, gostaria de propor uma reflexão.

Que marca você quer deixar no mundo?
O que faz seus olhos brilharem?
O que faz você acordar motivado?
O que te enche de alegria?
O que te move?

Eita Pietro!!! Você tá fazendo um monte de pergunta difícil logo no início do texto : (

Calma, você não está sozinho, eu também passei por isso (durante a crise dos 30…kkk) e me transformei depois que encontrei a resposta para estas perguntas.. Por isso faz mais de 7 anos que levanto a bandeira do trabalho com propósito.

Muitos acham que falar de propósito tem relação com salvar o mundo (só se você for o Elon Musk...kkk), propósito tem a ver com a clareza e intencionalidade nas coisas que faz.

Propósito significa lutar por algo que acredita, fazer aquilo que gosta, estar motivado, sair em busca e ter disposição para realizar a sua missão na terra….poderia enumerar muitos significados para ele, o mais importante é encontrar o que faz bem para você e principalmente para o próximo, seguindo sempre o caminho do bem.

A busca, o caminho e a resposta estão dentro de você.
Só você tem a capacidade de encontrá-los.

Tá filosofando demais Pietro. Onde encontro o meu propósito?

O tempo inteiro estamos buscando algo, desejamos encontrar aquilo que procuramos, pessoas, trabalhos ou coisas …. mas como vamos encontrar se não sabemos o que estamos procurando?

Muitos encontram o propósito quando a voz interior grita tão alto que não dá mais para fugir e é preciso escutá-la, outros em algum momento da jornada saem da vida automática e se percebe, cansado, perdido…olhando para frente e não conseguindo enxergar qual caminho seguir, descobrem que precisam mudar a rota. Em algum momento percebem diante de si, que se distanciaram do que realmente importa e do que sonhou um dia.

Se você está se sentindo assim, sugiro voltar, olhar para trás e entender sua história para perceber quais as ações que você teve e o que deveria mudar. Por isso pare….respire fundo….relaxe e mergulhe fundo na sua história. Desejo-lhe boa viagem!

Veja as pegadas que deixou….
Perceba as decisões que tomou…
Os projetos que realizou…
Os desafios que venceu.

Não seja duro, tenha carinho com a sua história e só você sabe o desafio que foi chegar até aqui. É preciso entender a sua natureza para desconstruir todos os muros criados e resgatar sua verdadeira essência.

https://br.freepik.com

E por onde começo a procurar o meu propósito?

Vamos fazer um exercício juntos!

Volte no primeiro dia do trabalho ou faculdade, se é empreendedor, volte para o primeiro dia do seu negócio ou o dia que teve a ideia. Quero que resgate todos os sentimentos e emoções daquele momento. Pegue uma folha de papel e escreva tudo que está lembrando e sentindo.

Eu fiz isso, desenhei uma linha do tempo da minha história e mergulhei para entender como tinha chegado até ali. Nessa caminhada de descobertas encontrei muita coisa e muitos momentos especiais que serviram de base para descobrir o meu propósito.

No início da minha carreira quando tive a minha primeira experiência como estagiário, me passaram a missão de ser responsável por toda a comunicação do maior evento da empresa, foi a primeira vez que tive uma responsabilidade tão grande na vida. Naquela oportunidade descobri o impacto que o meu trabalho de design poderia ter na vida das pessoas.

“A cena que lembrei foi a de um auditório com quase mil pessoas aplaudindo de pé e o palestrante falando suas últimas palavras para encerrar o evento. Eu, atrás das cortinas, vendo tudo aquilo e com uma sensação tão boa e tão profunda de ter conseguido através do meu trabalho impactar tanta gente, que hoje fico emocionado só de lembrar.”

Dessa maneira, quando voltei para o passado e entendi o meu propósito notei que que estava trilhando o caminho certo, pois fazia o que amava e naquele momento já empreendia 3 negócios que impactava muita gente. Mas porque me sentia desmotivado em muitos momentos?

Que impacto era esse que tinha?
Qual era o impacto das empresas que eu prestava serviço?
O propósito das empresas que trabalhava era alinhados com o meu?

Quando encontrei a resposta para estas perguntas entendi que não dava mais, pois muitos clientes não compartilhavam dos mesmos valores e propósito, bem como eu exercia diversas funções nas minhas empresas (atendimento ao cliente, administrativo e financeiro, marketing e um infinidade de outra funções) sem focar no que realmente me dava mais prazer.

Assim, foquei 100% numa única empresa, e mesmo sendo aquela que dava menos lucro, isso pouco importava, sabia que com dedicação e energia as coisas iriam melhorar com o tempo e acabei vendendo a minha parte nas outras duas empresas.

Apesar de focar somente nessa empresa a jornada para encontrar o meu propósito estava apenas começando e mais a frente os planos mudaram novamente

O meu propósito está tão distante, como faço para chegar lá?

Se encontrou o caminho, faça um plano e mude!

Continuando a minha jornada no dia 13 de maio de 2014, participei do evento chamado Startup Weekend que tinha como objetivo transformar ideias em grandes negócios.

Como sou apaixonado por negócios digitais e metodologias, fui descobrir o que era aquilo, mas com o objetivo de ajudar uma pessoa que tivesse brilhos nos olhos e que estivesse disposta, após o evento, a tocar o projeto.

Essa pessoa foi o Carlos Alan que subiu no palco para falar da sua ideia. Com uma agendinha de papel na mão ele contou o problema que teve de comunicação com a escola da sua filha:

“Essa agenda escolar não serve pra mim, quero transformar essa agendinha de papel em um aplicativo de comunicação escolar” Carlos Alan

Quando vi aquilo falei: “Esse é o cara que quero ajudar”. Como é que pode a escola ainda se comunicar via papel!

Assim criamos um app para ajudar a aproximar os pais da escola, sendo este, o projeto finalista e foi assim nasceu a Agenda Kids.

Após o evento, eu, Alan e mais dois sócios (Anderson e Fernanda) continuamos o projeto com propósito de ajudar milhões de outras famílias. Resumindo a história (conto em outro post : ), hoje a Agenda Edu têm 6 anos e impacta mais de 500 mil famílias, 2.300 escolas e mais de 1 milhão de usuários.

Foto dos Agenda Lovers em 2019

“Se voltasse no tempo, o que faria diferente?”

Estamos em quarentena e agora que o mundo parou e você acordou, saia do automático e perceba que a vida está na sua frente. Reflita o que você fez de bom ou ruim no velho mundo e aproveite essa nova oportunidade para reescrever a sua história.

E como sempre digo….. Que marca você quer deixar no mundo?

Pietro Occiuzzi
Co-founder & Chefe de design da Agenda Edu
15 anos de experiência em construção de marcas e produtos

--

--