Dinamarca x Reflexão

Tudo começou quando decidimos( eu e meu marido ) ir para tão sonhada Europa e tão cara..

Com tão pouco tempo obvio que procurei uma passagem que tivesse pelo menos uma escala de 9 horas para que pudesse conhecer o centro de alguma cidade..mas a viagem eu explico depois e o porque Dinamarca tbm..

O antes e o depois acho que é principal desse texto todo.

O antes acho que todos ja conhecemos mas ficou tão visivel a ponto de eu me irritar com muitas coisas..Vamos la, falarei especificamente do Rio de Janeiro que é onde eu vivo e vivi meus 24 anos de vida, claro que conheco outros lugares mas nunca vivi neles.

Um overview para quem é ou não carioca.. Acho que acostumamos com coisas caríssimas, passagens de ônibus, comida, roupas, péssimos serviços, atendimento ruim, violência extrema.

Quantas vezes você parou pra refletir sobre seu dia, eu sei que muitas vezes não dá , muitas vezes vivemos para o trabalho pois sem ele não teremos comida, casa mas sinceramente quantas vezes você parou pra pensar no seguinte: impostos, contas, saúde, comida, transporte, ruas, tudo isso é pago por nós..e cade a qualidade?( que é o minimo para qualquer serviço prestado).

Já parou pra pensar no absurdo de pagar um plano de saúde caríssimo pois a saude nao atende e voce paga por ela .. No transporte caro que nao é adaptado para o Rio, quantos onibus de ar temos? Ai voce tem um frescao caro que tem conforto( mas tem assalto também).

Pensa comigo, que qualidade de vida é essa?

Eu trabalhava no centro do Rio, era ótimo, tinha transporte abundante, restaurante em cada esquina mas ai voce para pra refletir o seguinte .. eu saia do metro que vinha lotado e sem ar algumas vezes, e precisava ficar olhando em 360 graus porque o centro é infestado de pivetes que sem pudor algum puxam cordão, celular, e o que for. Com isso você se vê refém deles e acaba saindo para almoçar por exemplo so com o cartao alimentacao pois nao pode se dar o luxo de usar um celular ( que por sua definicao é um telefone portatil, movel).

Acho que antes de ter ido pra tal Dinamarca meu pensamento era que o governo rouba o governo é aquilo, aumenta passagem, etc…Que fique claro que nao apoio o governo.

Antes de ir pra Copenhagem acho que nao so eu tinha essa visão (acho que a grande maioria da população)mas acho que estava acostumada com isso aqui. Era isso e ponto, se tem ladrao na rua, melhor nao ir com cordao de prata melhor optar por algo mais simples ou bijuteria. Mas eu trabalho pra que mesmo? Achei que era pra me dar o luxo de alem de pagar as minhas contas comprar coisas , sendo elas um brinco de ouro ou algum celular moderno ..

Cheguei la ! Tive um feedback antecipado da cidade por um amigo do meu marido que mora la a menos de 6 meses, enfim tanto sobre comportamento quanto de locais pra turismo..

Sabe quando demora pra cair a ficha e você esta num sonho .. é foi isso que aconteceu..

Chegamos depois de 16 horas longas de viagem… Nos primeiros momentos ate o aeroporto me surpreendeu, poxa porque a cidade tem uma infra estrutura de primeiro mundo, pra receber muitos e muitos turistas e ela nem é uma cidade turistica, alias ela nao faz questao de atrair gringos ..

Enfim, passando aquela impressao maravilhosa da arquitetura( mentira, nao passou, é muito lindo ) fomos nos relacionar com pessoas, afinal precisavamos comer, passear e iriamos entao conhecer a cidade mais feliz do mundo.

Sabe quando você paga por um serviço carissimo por exemplo, voce vai num restaurante carissimo mas é bem atendido( na maioria das vezes) la nao tem isso, ate na farmacia voce é muito mas muito bem atendido, o cliente é o foco , se tem fila que se abram os caixas pois nao é confortavel ficar horas na fila. Os vendedores pedem desculpa por nao ter seu produto , mas porque?Por que vc se deu o trabalho de ir naquela loja e procurar aquele produto ..

Até esse momento eu ja estava realmente muito mas muito admirada nao so com as pessoas com o atendimento com a educaçao , com o habito "diferente" de poder andar sabendo que nao serei assaltada, sem me preocupar com bolsa , sem agarrar ela , sem olhar pros 4 cantos. Claro que olhei mas nao procurando perigo , olhava a bela cidade.

Estava bastante deslumbrada com o fato de trens e metro nao terem roleta. Como? Sim, voce compra sua passagem e simplismente entra. As pessoas tem a consciencia de que se nao pagarem o servico nao se mantem e acaba. Mas ok, uma em cada 10 vezes tem um fiscal conferindo e a multa é alta. Mas mesmo assim era dificil acreditar que as pessoas tinham aquela consciencia, tinham também a educacao de esperar os outros sairem para entrar no metro. Confesso que fui olhada de cara feia por atravessar a rua com sinal aberto( mas nao vinha carro ok!) mas fui olhada com olhos ruins, pois se o sinal esta aberto eu preciso esperar para atravessar.. Outras coisas me deslumbraram mas a Europa em geral tem, uma delas é o trem o qual é super barato e voce chega em outro pais, em media leva 30 minutos.. ( E a gente aqui nem tem onibus direito , metro capenga, aff).

Enfim, depois do conto de fadas veio a cereja do bolo. Em uma simples ida ao mercado, estava com 3 itens e fui procurar o caixa rapido. Mas cade o caixa??? Ué nao tem ? E fui informada pela atendente( so pra constar todas as escolas publicas da Dinamarca tem ingles logo ate a faxineira fala ingles fluente, e vc aqui fazendo 10 anos de cultura inglesa e pagando os olhos da cara …) bom, a menina respondeu que os caixas ate 15 volumes eram simplesmente maquinas as quais voce passava, claro que se nao quisesse poderia ir a um caixa normal, mas fomos tentar essa maquina neh !!

Nao preciso dizer que a maquina tinha versao ingles, a maquina é muito simples de usar, voce passa tudo, paga, ela te da troco, sinaliza tudo , acende luzes, setas e na hora da sacola( lembrando que la voce paga pela sacola) eu achando que a sacola ia sair da maquina, NO! a sacola estava do lado pra voce pegar. Só um detalhe, nao existem segurancas nem ninguem fiscalizando voce ali passando os produtos.

Pronto, meu conto de fadas estava completo,tudo era tao perfeito ate eu voltar pro Rio .

A comecar meu mundo acabou no domingo seguinte quando fui a padaria e a menina estava trabalhando com tanta ma vontade que me deu vontade de ir embora(acho que eu to pagando e mereco um pouco de educacao) mas enfim , fiquei refletindo, cade a educaçao ?

Fui ao mercado logo em seguida, o mercado cheio, caixas fechados, filas enormes, mercado sujo. pq? pq o carioca compra , nao so ele mas as pessoas nao podem passar fome, o dono do estabelecimento sabe disso e se vc quiser um luxo de mercado pagara muito caro por isso. Pq os motoristas de onibus nao dao nem bom dia, pq as pessoas nao sao educadas?(temos exceções)

Claro que boa parte disso é o governo ok mas nao quero entrar nesse mérito. Mas ja parou pra pensar quantas vezes voce foi mal atendido quando vai trocar uma roupa, quando vai comprar algo e o vendedor ignora voce, lembrando que você esta pagando pelo serviço. OK que o mercado a farmacia a saude voce aceita(acostumou mal)ser mal atendido pq é uma necessidade. Mas e restaurantes, lojas, algo que nao é necessario.

Com isso eu comecei a pensar de uma forma que sei que é triste, mas infelizmente é o que eu acho. Tudo que eu realmente precisar eu compro aqui, o que for artigo de luxo eu viajo e gasto esse dinheiro la fora, pq de que adianta meu dinheiro circular aqui , de que adianta eu pagar por servicos caros e serem ruins?? nada.

Acho que temos uma deficiencia de educaçao e acostumamos muito com isso, se ta ruim deixa neh ! Tudo aumentando e os servicos ficando na mesma ou pior …

Enfim , é isso.. isso foi o que aconteceu comigo, infelizmente com isso a unica vontade que tenho é estudar e tentar morar em outro lugar pra ter qualidade de vida pois isso é a unica coisa que eu pretendo ter. Bens materiais posso ter aqui ou em outros lugares( exemplo disso é um carro , voce paga carissimo, paga ipva paga tudo , paga seguro alto pq tem roubos e descobre que o mesmo carro fabricado aqui no brasil é mais barato fora, mas voce paga ipva sabendo que ruas sao lisas sabendo que ngm vai roubar seu carro).

Acho que é isso, pretendo nao escrever tanto nos proximos textos rs mas acho que consegui passar um pouco de um outro pais que é composto de pessoas governantes, que nao produz quase nada mas tudo funciona, pq aqui nao funciona??

  • * So um adendo, todas as obras da dinamarca tem um observatorio onde voce sobe nele e ve como esta o andamento da obra a qual tem seu dinheiro de impostos !!!

** Peço desculpas pelos erros de português no texto.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.