Como economizar no Natal, com dicas de presentes baratos

Dezembro é conhecido como um mês de gastos altos em função das festas de final de ano e do período de férias.

Muitas pessoas gastam todo o décimo terceiro salário nestes gastos extras ou ainda parcelam as compras e passam o ano seguinte endividado.

Mas não é preciso seguir a tendência. É possível adaptar e mudar os hábitos para passar pelo natal sem se endividar.

Não sinta vergonha de não dar presentes ou dar presentes mais simples. Todo mundo sabe que a situação está ruim.

A primeira coisa a pensar é que todo mundo sabe da situação econômica e sente os efeitos da crise ​– das classes mais altas às mais baixas.

Se você faz muita questão de presentear as pessoas, faça uma lista das pessoas que você quer presentear e selecione as que você pode dar apenas uma lembrancinha. As lembrancinhas são uma forma de demonstrar carinho, sem gastar demais. Revele fotos, faça um cartão bonito, dê chocolates, muda de plantas, caderninhos de anotação, entre outros.

Lembre que o presente mais caro não necessariamente é melhor.

Perca tempo pensando e pesquisando um presente que a pessoa realmente irá gostar e que não seja caro. Se você for criativo e escolher um presente que surpreenda a pessoa, o valor do presente pouco importa.

Outra maneira de economizar é reunir pessoas para comprar um presente mais caro para alguém. É uma forma de dar algo legal para a pessoa sem se afundar em dívidas. As vezes, é melhor um presente bom do que vários pequenos. E claro, aposte no tradicional amigo secreto para todo mundo ser presenteado sem pesar no bolso de ninguém.

Quando for a hora de sair para comprar os presentes, tenha uma lista de compras com um teto de gastos para cada um dos itens.

Também compre com a maior antecedência possível e pesquise os preços em diferentes lojas (inclusive as digitais). Evite ao máximo parcelar as compras e tente deixar alguns presentes para depois do natal, quando a maioria das lojas estão em promoção.

No fim, o importante é lembrar as pessoas de quanto você gosta delas sem sair do seu orçamento e se endividar.


Acompanhe nosso lançamento, em: http://planejei.com/