Planejei responde #2

Como começar a investir com pouco dinheiro

Quando se fala em finanças, um dos temas que as pessoas mais tem mais interesse e menos conhecimento é investimentos. Em janeiro, quando o Planejei abriu, em parceria com o Finanças Pessoais, um canal para receber dúvidas dos usuários sobre finanças, muitos mostraram interesse em saber mais sobre investimentos.

Já é de conhecimento popular que a poupança não dá lucro e que investir é uma boa alternativa para proteger o dinheiro da inflação e ter algum lucro, mas poucas pessoas sabem como começar e muitas tem medo de tomar um decisão errada e perder dinheiro.

A usuária Thaina perguntou se consegue investir e obter um bom lucro com um capital inicial de R$3 mil. Esta resposta serve para qualquer um que queira começar a investir, porque a lógica é sempre a mesma.

É possível investir com um capital inicial de R$3 mil?

É possível investir com este valor, inclusive com menos. Claro, os rendimentos são de acordo com o valor e o tempo investido. Então, um investimento baixo trará um retorno pequeno. Se você vai investir, principalmente pouco dinheiro, você tem que pensar como investir melhor para obter mais lucro.

Quanto mais tempo você deixar o dinheiro investimento, mais irá lucrar. Principalmente porque, nos investimentos que é necessário pagar Imposto de Renda, a alíquota diminui com o passar do tempo.

É bom pesquisar com cuidado em qual instituição investir. Pode ser difícil conseguir bons investimentos em bancos para capital inicial pequeno. Uma boa opção é criar uma conta em uma corretora, onde há diversas opções de investimento inicial pequeno.

Antes de investir, você tem que lembrar que a regra do investimento é: quanto mais risco, maior a rentabilidade. Se você tem pouco dinheiro, é uma boa opção investir em uma aplicação segura que renda menos. Porém, se você começar a ter mais dinheiro deve diversificar os investimentos entre mais seguros e menos rentáveis e mais rentáveis e menos seguros.

Outro fator importante é a liquidez. Se você acha que pode precisar desse dinheiro em pouco tempo, você precisa de um investimento que seja fácil retirar o dinheiro. Alguns investimentos não permitem isso, cobrando multas para recuperar o dinheiro antes do tempo.

A opção mais indicada para valores baixos e pessoas que não estão acostumadas a investir é a Renda Fixa, que pode proporcionar um lucro interessante sem grande riscos. Você pode aplicar em Fundos DI, com rentabilidade próxima ao CDI (em torno de 1% ao mês), em títulos públicos, com boa rentabilidade anual, e outros títulos como CDB, LCI e LCA.

Outro fator relevante é escolher entre investimentos com rentabilidade prefixada ou pós-fixada. Nos prefixados, a taxa de retorno é acertada antes e o investidor sabe exatamente quanto irá receber no final. Nos investimentos com rentabilidade pós-fixadas, a taxa de retorno varia de acordo com os índices utilizados para determiná-la. Por exemplo, a maioria dos investimento de renda fixa pós-fixados estão atrelados à taxa Selic. Se a taxa de juros aumenta, a rentabilidade aumenta.

Para ter uma ideia dos lucros possíveis, você pode fazer uma simulação de investimento online em diversos sites. Se você tiver pouco dinheiro e não poder deixar investido muito tempo, você pelo menos irá se proteger da inflação, o que não ocorre na inflação. Por isso, sempre vale a pena investir.

Forte Abraço!

📱 Baixe nosso aplicativo na App Store: https://goo.gl/EWMTfD