Como ir em uma reunião de última hora e fechar negócio

Depois de uma semana corrida, em plena sexta-fera as 14 horas da tarde, tudo pode acontecer. Um cliente entra em contato pedindo para antecipar aquela reunião de segunda-feira.

Pois bem, vocês são praticamente vizinhos de empresa, basta andar alguns quarteirões, mas você não estava preparada para ir atendê-lo. Para completar é final de mês, na segunda, data original da reunião já seria um novo mês. Se você fechar essa negociação hoje, você bate a meta do mês e será bonificado.

Pois bem, você não está com a melhor roupa e também não está tão bem maquiada como todos os outro dias. Era casual day na sua empresa. Para aumentar as chance de fechar essa negociação darei dicas de como se dar bem nessa reunião e fazer com que nenhum despreparo passe por percebido.

3 Passos do contato inicial com um prospect

Vamos voltar até uns meses atrás no momento que esse cliente que você precisa ir em uma reunião de última hora não era cliente da sua empresa. Pronto, ele encontrou a sua empresa através da internet, fez o cadastro no seu site e esse contato chegou até você que faz parte do time comercial.

O seu trabalho começa a partir desse momento, pois o time de marketing já atraiu esse cliente até a empresa e agora você precisa entender as dores que esse cliente tem.

  1. Estude o seu Prospect: Saiba quem ele é, procure-o no Linkedin, nas mídias sociais, assim terá um efeito rapor, o famoso “bater o santo” e já saber de antemão quais são os interesses pessoais daquela pessoa;
  2. Prepare-se para o primeiro contato: Entenda o tipo de serviço que a empresa desse cliente faz, quem são os donos, quais clientes eles já atendem e veja se em seu circulo de amizade se você conhece alguém que trabalhe lá para dar informações exclusivas;
  3. Conecte-se com o Prospect: Em seu primeiro contato com o prospect, deixe ele a vontade para falar e demonstrar do que realmente ele precisa. Aja naturalmente por mais que seja um contato via Call no Skype ou por telefone.

Depois desses três primeiros passos, que envolvem um contato inicial, chegou a hora de você ir mais além. Você já entendeu a necessidade desse prospect e precisa fazer uma proposta comercial que entregue a transformação da qual ele está procurando. Isso já é um assunto para um próximo artigo. Lembre-se que você tem uma reunião de última hora e que nesse tópico havíamos voltado a alguns meses atrás.

O que você deve levar em sua bolsa para uma reunião de última hora?

Voltamos ao momento atual, são 11 horas de uma sexta-feira e seu cliente, pediu para adiantar uma reunião da próxima segunda para hoje.

Você já havia feito a lição de casa, inclusive esse cliente é recorrente e fechou um contrato anterior bem “gordinho”. Essa negociação é para uma nova unidade de negócio dentro da empresa desse cliente.

  1. Mantenha-se calma: Avise para esse cliente que você não está com a roupa mais adequada e se isso atrapalha de alguma forma a reunião. Muito provavelmente por ser um cliente recorrente e que já confia no seu trabalho dirá que isso não é nenhum impeditivo;
  2. Kit de emergência de última hora: A primeira impressão muitas vezes é a que fica. Para isso sempre tenha em seu ambiente de trabalho um bom desodorante/ perfume, escova de dentes e uma pente. É importante sempre ter uma bolsa com esses acessórios para deixar na sua gaveta do escritório. Se for o caso de ter um armário é interessante ter uma roupa adequada e um bom sapato para esses momentos imprevistos;
  3. Maquiagens com Efeito Cinderela: Lembre-se, sempre tenha em sua bolsa ou mochila, um kit de maquiagem que está acostumado a usar. Se você não teve uma boa noite de sono, vou falar para você de uma dica essencial. Use um creme para dar uma revitalizada em seu rosto, o famoso Efeito Cinderela, promovendo um lifting facial instantâneo, esse creme é o Lift Gold que você pode comprar a partir da internet por aqui.

Você fez tudo o que manda o figurino. Manteve a calma, usou seu kit de emergência e antes de passar a maquiagem, para ficar mais bela, passou o Lift Gold no rosto.

Pronto! Vá para sua reunião de última hora pronta (o) para ter sucesso. Lembre-se é importante tomar nota do que será falado e ter o objetivo da reunião bem traçado em sua mente.

Boas reuniões são aquelas que atingem o que você está buscando, nesse exemplo o fechamento do contrato dentro do mês, sem o receio de se tratar de uma reunião de última hora o que pode gerar um desconforto e parecer um tanto quanto despreparada. Bons negócios!