A importância do desenho tipográfico para a criação de identidades visuais

Compor, criar e manipular tipografia é uma das poucas tarefas que é responsabilidade exclusiva do designer gráfico. Fotógrafos fotografam, ilustradores ilustram, designers tipografam.


Entender as relações entre os espaços preenchidos e vazios e aprender a manipulá-los para comunicar conceitos da maneira mais clara e/ou expressiva possível é uma das características que torna um designer mais competente e cobiçado.

Habilidade fundamental para quem desenha identidades

Para profissionais que criam logotipos e identidades visuais, isso é ainda mais verdadeiro, uma vez que a representação gráfica da marca sempre carrega consigo símbolos inerentemente tipográficos (logotipos, letras, ícones, símbolos e afins).

Escolher uma fonte gratuita ou de “prateleira” para criar um logotipo é uma opção, mas sem entender as nuances de cada estilo, essa escolha pode nos levar à soluções genéricas e pouco diferenciadas.

Quer exemplos fortes do que não fazer? O site Cutting Edge Logos é uma compilação da tendência atual de se “customizar” logotipos apenas aparando alguns cantos das letras. Quem sabe o que faz evita esse tipo de abordagem a todo custo.

Um mau exemplo: a fonte corporativa do YouTube foi questionada por type designers por ter elementos inconsistentes, sem personalidade e desnecessários. Ler mais

Pra comparar: construir marcas sem entender desenho tipográfico é como um Chef preparando um prato sem conhecer os ingredientes principais.

Aprendendo a temperar a tipografia como os grandes chefs designers.

Os designers de maior sucesso usam tipografia com muita criatividade para comunicar conceitos de impacto. Nossos heróis Paula Scher, Erik Spiekermann, Sagmeister e outros sabem usar como ninguém o poder das letras na comunicação visual.

Herb Lubalin, um herói do design gráfico, abusava do talento para manipular letras e executar conceitos inesquecíveis e atemporais. Ler mais

Para finalizar esse artigo e iniciar e te ajudar a dar o pontapé inicial para aprender mais sobre desenho tipográfico:


Rodrigo Saiani é type designer, fundador e diretor de criação da Plau, estúdio de identidade tipográfica que trabalha na interseção entre branding, tipografia e empreendedorismo.
As fontes da Plau podem ser licenciadas direto no site ou pelos distribuidores MyFonts, Fontspring e YouWorkForThem

Post publicado originalmente no Blog da Plau

Fala com a gente!
Plau.co · Myfonts.com · Facebook · Instagram · Twitter