Quiche de massa de grão-de-bico e recheio de agrião com ricota

Tem coisa mais gostosa que quiche? Eu, particularmente, acho mais gostoso que empada (apesar de a massa ser a mesma), porque tem mais recheio. E eu AMO massa podre. Mas é aquilo né: farinha e gordura. Vasculhando pela internet, encontramos uma massa podre super saudável, feita com grão-de-bico, que é saudável e muito nutritivo (tem fibra, é proteico, tem vitaminas do Complexo B, combate doenças cardiovasculares…)

Então fica a receita de hoje: essa quiche incrível, super leve e saborosa!

INGREDIENTES:
Massa
- Uma xícara de grão de bico;
- Duas colheres de sopa de azeite;
- Sal e pimenta a gosto.

Recheio:
- 250g de ricota;
- 50g de mussarela light;
- Um molho de agrião; 
- Meia cebola pequena;
- Dois dentes de alho pequenos;
- 1 ovo;
- Sal e pimenta a gosto.

PREPARO:
Deixar o grão de bico de molho por 8h e cozinhar 20min na panela de pressão. 
Passar no processador com o azeite e os temperos por pelo menos 4 minutos, ou até virar uma massa uniforme. Por na forma e pré assar por 15 minutos a 180graus.

Para o recheio, processar todos os ingredientes do recheio até virar uma massa homogênea.
Espalhar sobre a massa e assar até a massa ficar dourada.

CUSTO E TEMPO:
Apesar de ser uma receita barata (usa-se muito pouco grão de bico, ou seja, ainda sobra bastante do pacote para fazer outras receitinhas), já é algo que demora um pouco mais, já que tem que deixar de molho por 8 horas — e este período é muito importante, pois é deixando o grão de molho que nos livramos do ácido fítico, que dificulta o processo digestivo e geralmente se liga a algumas proteínas e minerais no trato intestinal, como cálcio, zinco, ferro e magnésio, e pode impedir a sua adequada absorção e assimilação pelo organismo. A nossa dica é deixar de molho na noite anterior, e tirar do molho só quando for preparar a receita.