NEOJIBA: música como política pública e desenvolvimento humano

PNUD Brasil
5 min readFeb 1, 2022

--

Desde o início da pandemia de COVID-19, a música se tornou ainda mais importante em nosso dia a dia. Seja em nossas casas, nas ruas ou até em casas vizinhas, a arte tornou nossa rotina menos solitária. Foi com este propósito que cada um dos 1.950 integrantes do Programa Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) ocuparam as varandas e janelas de suas casas em julho de 2020 e presentearam suas comunidades com melodias que serviram como um bálsamo para a alma.

Os 1950 integrantes do NEOJIBA apresentam “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, desde suas casas

Para Gabriela Dalcom, 19 anos, violinista da Orquestra 2 de Julho e participante do Programa “a música tem sido o meu remédio, o que me mantém sã [durante o isolamento]. O NEOJIBA mantém uma chama acesa dentro da gente muito importante. Tem me dado esperança. Só tenho a agradecer por fazer parte do Programa e saber que a gente não está sendo deixada de lado, sabe?”

Entretanto, o NEOJIBA já faz história desde sua fundação em 2007. Política pública permanente, o Programa tem como objetivo promover o ­­desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, por meio do ensino da música e da prática musical coletiva. Realizado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA atende cerca de 1.950 integrantes diretos.

Em 2015, o PNUD Brasil renovou sua parceria com a SJDHDS, apoiando a implementação e expansão de Núcleos de Prática Orquestral (NPO) e estruturação de projetos musicais parceiros. O projeto NEOJIBA III foi realizado com apoio financeiro do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), possibilitando a aquisição de 1.030 novos instrumentos e a elaboração do projeto de acústica da nova sede do NEOJIBA, entre outros.

Infográfico com informações sobre o projeto NEOJIBA III
Resultados alcançados pelo NEOJIBA, no marco da parceria com o PNUD, de 2015 a 2020

Música clássica para todos

O NEOJIBA tem aberto as portas da música clássica para jovens baianos de 7 a 27 anos. Para Ricardo Castro, pianista idealizador e Diretor -Geral do NEOJIBA, o Programa “abre perspectivas inéditas para o desenvolvimento social e revoluciona a gestão, o ensino e a prática musical no Estado [da Bahia]”. Simultaneamente, os(as) integrantes precisam comprovar a assiduidade escolar, apresentando duas vezes ao ano o boletim escolar e o comprovante de matrícula.

O Programa investe não apenas na integração e no desenvolvimento humano de crianças, adolescentes e jovens, como também fomenta o acesso a novas oportunidades. Em 2014, 14 músicos do NEOJIBA integraram a Orquestra Sinfônica de Jovens das Nações Unidas durante a comemoração do aniversário de 69 anos da ONU, em Nova York.

Para Enã Deuel, um dos participantes da comemoração, “foi uma experiência muito bacana, porque, além da oportunidade de tocar, a gente também conheceu pessoas que vamos levar para o resto da vida, novos amigos. Foi muito legal. Emocionante!”.

Em 2018, os músicos realizaram a sua 7ª turnê internacional, se apresentando em países como Itália, Suíça e França. Dividida em duas partes, a apresentação misturou clássicos da música erudita com sucessos latino-americanos.

A Orquestra Juvenil da Bahia (Youth Orchestra Of Bahia) apresenta Tico Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, com arranjo de Jamberê, durante o concerto de encerramento da Turnê Europa 2018, na Philharmonie de Paris, em 17/09/2018

Aprimorando a arte da música

Além de músicos capacitados, as Orquestras também precisam de instrumentos de excelente qualidade. Assim, o apoio do PNUD Brasil teve dois objetivos específicos nesta última fase: a aquisição de instrumentos musicais mais baratos, por meio de licitações internacionais, e a readequação da nova sede do NEOJIBA no Parque do Queimado.

No primeiro objetivo, a parceria facilitou a aquisição de 1030 instrumentos musicais, 675 equipamentos para orquestras e 424 itens de audiovisual. A disponibilidade de instrumentos de qualidade é essencial, pois cada participante tem o direito de escolher o instrumento musical de sua preferência. Leonel Leal Neto, Coordenador do Escritório de projetos do PNUD em Salvador, também destacou que “os instrumentos são utilizados pelo NEOJIBA de uma forma muito interessante, uma vez que os meninos e meninas passam a ter a posse do instrumento — levam para casa e os mantêm. Assim, possuem um contato mais próximo, o que permite maior conexão com o Programa e com a música”.

Imagem próxima ao rosto de uma criança, utilizando chapéu ao tocar a flauta doce
Integrante do NEOJIBA pratica com sua flauta transversal

Participantes também podem explorar mais de um instrumento. Lucas Silva, 12 anos, compartilhou como “[…] nunca tinha me deparado com um violino e nunca tinha imaginado que um dia ia conseguir tocar um instrumento de orquestra, de música erudita, tal como uma flauta doce e o próprio violino. E até mesmo participar de uma orquestra…Cada dia a gente está aprendendo mais e a gente sabe que o tempo que gasta aqui, está sendo recompensado de alguma maneira. Eu quero mais tarde chegar à Orquestra Castro Alves e quem sabe também na Juvenil!”­

Infográfico com informações sobre a quantidade de instrumentos adquiridos (308 trompetes, 264 trombones, 200 falutas doces, 88 trompas duplas, 30 violinos 4/4, 12 violencelos 4/4, 10 violas e outros 128 instrumentos)

Cada instrumento adquirido possui vida útil de 10 anos, possibilitando que diferentes gerações sejam beneficiadas e formadas, evidenciando o impacto a longo prazo. Os novos materiais apoiaram 11 Núcleos em bairros periféricos de Salvador, como Liberdade, Federação, SESI/Itapagipe; Bairro da Paz; Nazaré; Pirajá; Nordeste de Amaralina e nos municípios de Simões Filho, Jequié, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

Já a elaboração do projeto acústico do Parque do Queimado colaborou diretamente para a qualidade e o desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens participantes do Programa. A utilização de uma sala dotada com parâmetros de excelência sinfônica favorece o desenvolvimento técnico e a autoconfiança dos participantes, mantendo sua motivação.

Imagem de sala com amplo pé direito, com orquestra tocando no palco à frente e crianças assistindo
Sala de espetáculos para música de câmara, com capacidade para 140 espectadores — Parque do Queimado

Parcerias para o desenvolvimento humano sustentável

Continuação de uma parceria de sucesso iniciada em 2007, o projeto NEOJIBA III evidencia a complementaridade entre as agendas do PNUD e do Governo do Estado da Bahia. Para Leonel Leal Neto, é perceptível a sinergia entre as expectativas, abordagens e a construção de um futuro compartilhado entre os dois atores.

A parceria a longo prazo também possibilitou o investimento em outros elementos do Programa, como a capacitação dos músicos e profissionais educadores nos projetos anteriores. Assim, fomentou-se o investimento em todo o ciclo do NEOJIBA, alcançando maior nível de qualidade técnica e socioeconômica a longo prazo. Um dos exemplos é a visibilidade internacional e nacional alcançada pelo Programa e sua orquestra, uma vez que instrumentos de maior qualidade possibilitam uma performance mais elevada, assim como a apresentação em novos espaços.

Três mulheres jovens posam para a fotos com seus violencelos
Jovens participantes se preparam para a apresentação realizada na Filarmônica de Paris

“Para além de inclusão social, o NEOJIBA possui alto valor do ponto de vista musical com performances inovadoras e de alta qualidade técnica. Elementos extremamente positivos que agregam valor e que orgulham o PNUD em fazer parte dessa iniciativa” destacou Leonel Leal Neto.

O PNUD Brasil tem como objetivo seguir colaborando com o Governo do Estado da Bahia e o NEOJIBA, apoiando com seu conhecimento técnico e na promoção da música como instrumento de inclusão social e econômica.

Para saber mais sobre o NEOJIBA visite: www.neojiba.org

--

--

PNUD Brasil

A página do PNUD Brasil no Medium mudou. Siga e acompanhe nossos novos materiais em https://medium.com/@pnudbrasil.