Pensar global, agir local: a aproximação dos ODS às realidades locais

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

De acordo com Nivete Azevedo, participante e Coordenadora Geral do Centro das Mulheres do Cabo, os ODS são “o sonho de consumo para alcançar uma sociedade sustentável, igualitária e justa. […]E apresentam um caminho muito bem desenhado para realização de mudanças”.

Considerando tais desafios e oportunidades, o projeto “Territorialização e Aceleração dos ODS” apresentou como principais componentes a capacitação, o diagnóstico de implementação dos ODS a nível local e a implementação de projetos demonstrativos.

Participantes do treinamento presencial realizado em Vitória, Espírito Santo, entre os dias 02 e 06 de março de 2020.
Número de participantes do Curso “Integrando a Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”

Hugo Zecchin, participante e consultor na área socioambiental, destacou como “os diagnósticos situacionais trouxeram muitas informações importantes e consolidadas sobre o município e foram uma adição para fazer uma análise mais realista e auxiliar no aperfeiçoamento da gestão local”.

Tais análises foram complementadas por 116 avaliações rápidas integradas (RIA). O RIA, metodologia utilizada pelo PNUD a nível global, realiza um mapeamento dos ODS nas prioridades nacionais e subnacionais para determinar como eles estão refletidos nos Planos Plurianuais (PPAs). Assim, o processo de compreensão do alinhamento do município em relação aos ODS é facilitado, além de fornecer fundamento para a implementação. Todas as avaliações também estão disponíveis para consulta.

Dados e índices utilizados para elaboração do Diagnóstico Situacional de Indicadores ODS
Sessão de treinamento “Alinhamento de Planos Plurianuais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Teoria e Prática”.
  1. Programa Presencial de Capacitação em Territorialização dos ODS — curso de 40 horas para a formação de Multiplicadores ODS, inicialmente implementado de forma presencial e, posteriormente, alterado para o modelo virtual devido à pandemia de COVID-19. Ao todo, foram capacitadas 259 pessoas, sendo 54,4% de governos, 32,8% de OSCs e 12,7% de empresas.
  2. Formação de Grupos de Trabalho Municipais com os alunos do curso e oferecimento de assessoria técnica para a construção de Planos de Trabalhos para o Desenvolvimento Local — assessoria especializada para os Multiplicadores ODS previamente formados para o desenvolvimento de projetos locais com o objetivo de superar os desafios apontados pelos Diagnósticos e promover a aceleração dos ODS à nível local.

--

--

Página do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil. Saiba mais sobre nosso trabalho em: https://www.br.undp.org/

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
PNUD Brasil

PNUD Brasil

Página do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil. Saiba mais sobre nosso trabalho em: https://www.br.undp.org/