O LIVRO DO INCÔMODO (1984-George Orwell)

Poliana Da Glória
Apr 8 · 3 min read

Amor. Paz. Justiça. Igualdade. Caridade. Amizade. Solidariedade. Carinho. Liberdade. Felicidade. Fraternidade. Bondade. Irmandade. Que jamais haja um tempo em que essas palavras sejam banidas ou seus reais significados distorcidos.

A primeira coisa que me deixou maravilhada com o livro foi o quesito imersão. Você se sente angustiado ao ler, tem um sentimento pesado é desagradável ler o que o personagem Winston passa ao decorrer das páginas. Me fez recordar de um episódio de Black Mirror “Fifteen Million Merits”, ambos se passam em uma sociedade distópica possuindo a mesma ideia de confinamento e falta de privacidade, o trabalho é visto como ferramenta essencial para o funcionamento do sistema, há uma rebeldia contra a ideologia vigente.

━━━━━━━ ⟡ ━━━━━━━

“Guerra é Paz, Liberdade é Escravidão, Ignorância é Força”

Este é o lema principal do Grande Irmão. Ao engrandecer a guerra e a ignorância e desvalorizar a liberdade, se escondem as verdadeiras ideias específicas destas palavras — a guerra é destruição, a liberdade é força e a ignorância é escravidão. Há um processo de distorção e reconstrução da realidade, o que ajuda sustentar o status quo e o poder de quem exerce o controle.

━━━━━━━ ⟡ ━━━━━━━

Novafala

━━━━━━━ ⟡ ━━━━━━━

“Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado.”

É uma realidade em que a verdade não existe, o que apenas existe é a mentira e a impossibilidade de se rebelar contra ela. A liberdade é a liberdade de dizer que dois e dois são quatro. Já dizia o provérbio: “Onde falecem as verdades, prevalecem os enganos.” A história é alterada de acordo com os interesses do partido. Qualquer semelhança com os tempos atuais não é mera coincidência. https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/ministro-da-educacao-quer-revisao-dos-livros-didaticos-de-historia-sobre-golpe-a-ditadura-militar-23571864

━━━━━━━ ⟡ ━━━━━━━

Duplipensamento

━━━━━━━ ⟡ ━━━━━━━

Crianças espiãs

━━━━━━━ ⟡ ━━━━━━━

Teletela

━━━━━━━ ⟡ ━━━━━━━

Dois minutos de ódio

É uma obra indispensável para TODOS, por mais que eu fale, não farei jus à mesma. Tudo é bem montado e bem pensado pelo autor. Os personagens, as situações, o próprio universo e configuração do planeta e da sociedade. Apesar de não ser rico em ação, a história vai se enredando e se complicando, culminando em um final tenso, aflitivo e extremamente interessante.

━━━━━━━ ⟡ ━━━━━━━

*Quem gostou bate palma, quem não gostou, paciência!

Poliana Da Glória

Written by

Virginiana, asc em sagitário - escritora maldita - Não seguro a verdade. Filósofa da vida, pensadora do nada e obcecada por tudo. Fan do Henry Miller.