[livro 01/2020] Pós-F: para além do masculino e feminino

Poli Lopes
5 min readJan 28, 2020

--

Ganhei um Kindle de Natal. E uma das minhas metas de 2020 — ler mais — está sendo cumprida lindamente. O grande problema é que ali no Kindle a gente tem uma infinidade de livros pra comprar. E o que ler? Afinal, eu tenho em papel os livros que, mais recentemente, eu desejei ler. Foram comprados antes do brinquedo novo.

O que eu fiz? Comecei a descobrir outros livros, escolhendo entre os que tenho acesso free pelo Amazon Prime ou pelo Kindle Unlimited — ainda estou no trial free de 30 dias. E nessas idas e vindas entre títulos aleatórios, decidi ler Pós-F: para além do masculino e feminino, da Fernanda Young.

Foi uma leitura rápida e densa: são 128 páginas de crônicas com um tom super autobiográfico, como se a Fernanda estivesse ali apontando o dedo na minha cara, falando umas verdades sobre o que significa ser homem e ser mulher hoje. Concordei com tudo? Não! Mas mesmo as questões que ela apontou e eu discordei me fizeram refletir.

E, no fim, descobri que era a primeira não-ficção da “mãe da Vani e sogra do Rui”, entre tantos outras ficções geniais da Fernanda que fazm parte da nossa teledramaturgia.

Na leitura, grifei algumas frases que me fizeram pensar mais.

“Depois de tantos anos insistindo, de maneira quase maníaca, em defender não a minha opinião, mas o meu direito de tê-la — e tendo me utilizado de tantas estruturas para compartilhá-la –, ainda me impressiona ter de me explicar.”

“Em momento nenhum achei estar absolutamente certa. Mas, quando estou criando, sou possuída por uma enorme segurança, visto que, se não fosse assim, eu nada teria feito. Tenho essa mesma sensação. De segurança. De saber que sei o que estou fazendo porque estou pronta e capacitada pra isso. Pena q na hora de me vender eu não seja tão segura assim.”

“Ser livre é algo bastante trabalhoso.”

“O amor é mesmo uma trilha minada. Nele sobressaem qualidades e defeitos dos que ousam pisar seu território.”

“Uma menina não deve ser acusada de permissiva porque foi agredida e violentada. Uma mulher não deve ser acusada de ter permitido qualquer agressão. Não permiti as brutalidades que sofri. Apenas, durante alguns anos, não sabia que elas eram indesculpáveis.

“Vivemos, na verdade, em busca desse equilíbrio: de reforçar o belo e, ao mesmo tempo, de nos reforçar como sujeitos — como vozes — no mundo bélico contemporâneo. […] Queremos ser belas, mas não queremos nos submeter ao que nos impingem que seja belo. […] A guerra da mulher é uma guerra que é silenciosa e que usa de artifícios muito mais inteligentes do que a dos homens, nas guerras propriamente ditas de nossa história.”

“Eu não teria dom para ser sonsa. É uma questão de capacidade. Não adianta. Tem coisas que você até deseja ser, você provoca um pouco, atua um pouco, mas tem um limite a sua atuação. Você não aguenta.”

“Todo e qualquer discurso que transforma o outro em coitado é um grande disparador do que atrapalha, um disparador do problema.”

“Esse seu afã psicopata de vencer todas as paradas só lhe deixa ridícula.”

“Acredite: idiotice só faz você ser charmosa para os cafajestes.”

“Sofisticado seria, simplesmente, experimentarmos, sem pré-requisitos.”

“SEXO É A MEDIOCRIDADE POR DEFINIÇÃO, POIS QUALQUER UM O FAZ, E IGUALZINHO, DESDE O MAIS BRILHANTE GÊNIO AO MAIS ESTÚPIDO IGNORANTE. SOMOS, PORTANTO, TODOS MEDÍOCRES QUANDO TREPAMOS — NADA SERÁ FEITO QUE ALGUÉM JÁ NÃO TENHA FEITO
ANTES, NADA VAI ACONTECER QUE NÃO SE REPETIRÁ UM MILHÃO DE VEZES.”

“Não é a primeira vez que somos levadas a crer numa coisa inexistente. Há quem compre, até hoje, as ilusões da Família Unida, do Político Honesto e da Amizade Colorida.”

“Mas uma vez que estamos num país sem educação, onde, de uma maneira geral, se desrespeita o outro nos mínimos detalhes, seja esse outro mulher, homem, gay, trans, velho, criança etc., acreditar que não sofrerá alguma investida grosseira é compactuar com a ignorância.”

“Uma mulher, para ser boa mãe, ela precisa, fortemente, proteger o seu indivíduo.”

“Uma nação “religiosa” nem sequer faz a campanha de prevenção da gravidez. Somos um país de crianças abandonadas, descritas, após uma certa idade, em que já não são atraentes para a adoção, como “crianças de ninguém”.”

“Dizem que a mediocridade é a atuação do ser. Não é o ser em si. É quando você se descola; é Brecht, você atuando em cima do personagem.”

“Cada dia que passa, e há muito, sei que o melhor lugar em que posso estar é em mim. […] Espero que eu possa inspirar meninas, mulheres, e também meninos, homens, a habitarem em si, jamais no outro.”

“Caso eu consiga ajudar uma pessoa, fazê-la crer que irá conseguir, ao menos poderei aceitar que não foi em vão.”

“Quero, mais do que nunca, me arrepender depois do que digo e do que faço.”

“A vida é curta demais para tamanha precaução e longa demais para se repetir os mesmos erros.”

“Havia entrado “em velocidade de cruzeiro” a caminho da velhice. Mas como eu não tenho medo da morte, vejo como incrível poder renascer de novo.”

“Amar é um exercício. Aprendemos a amar, caso estejamos atentos, mesmo nas situações mais adversas. Por isso, amamos. Porque ninguém disse que era fácil, e não será.”

“Você diz que eu não me importo com você, quando todos sabem que pagar tudo que lhe devo é uma das minhas principais preocupações. Pergunte às minhas amigas: falo de você quase todo dia. De como sinto o coração apertar sempre que me lembro do que você significou em minha vida. Sobre a culpa. De tudo. Por tudo.”

“Desculpas, Culpa, mas fiquei magoada com sua ideia a meu respeito e gostaria de, mais uma vez, deixar claro que não quero me eximir de você. Mesmo que quisesse, seria impossível, psicologicamente falando. […] Com o passar dos anos, tenho estado com menos tempo disponível para eventos familiares. E você, Culpa, eu já considero da família.”

Curtiu? Dá umas palminhas aí! ;-)

E se quiser ler esse livro, clica AQUI pra comprar o seu e me dá uma forcinha. Eu participo do programa de afiliados da Amazon e se você comprar os livros que eu indico pelos links dos meus posts eu ganho uma porcentagem da venda sem que você pague algo a mais por isso. :D

--

--

Poli Lopes

Produção de Conteúdo ⏺️ Professora de #mktdigital ⏺️ Doutora em Processos e Manifestações Culturais ⏺ Pesquiso SMM e cultura de massa ⏺ + em linktr.ee/polilopes