#festpiauiGloboNews — O que teve no dia 2

é foda
4 min readOct 12, 2015

--

Teve que acabou, né, gente? Cansa, mas é bom pensar jornalismo. A gente às vezes produz demais sem pensar naquilo que estamos colocando no mundo. É importante se inspirar. Acho que o festival da piauí/Globo News é bom pra isso. E esse ano teve reflexão boa de novo. Sério, que curadoria do caralho, Daniela Pinheiro! Ano passado foi ótimo. Esse ano tava incrível. E gosto de ver a galera novinha se inspirando em gente que taí, pensando em maneiras de salvar nossa profissão.

Ganhei presente da piauí ❤

Então que esse ano teve menos gente business. (Como ano passado a conversa era sobre o futuro do jornalismo, muita gente que empreendeu e fez algo novo — ou velho, mas de um jeito diferente — deu depoimento.) A gente pode acompanhar boas histórias, da mesma forma. Estar lado a lado de jornalistas que mudaram o curso da história é foda! Jovens, não sejam como essa tia aqui que se sente na Babel no meio de tanto gringo. Podendo, falem outro idioma e conversem com esses caras. Nunca tive um jornalista que se negou a me ajudar nessa vida. Eles costumam ser maneiros com young people.

Com espectro que foi do empreendedorismo (@radioambulante) ao old, old journalism (@bynickdavies), esse festival foi bom pra nós (COF COF COF) jovens. Foi bom pra caramba pra mim, especificamente, porque consegui levar um pouco dessa paixão pra minha TL, que não é lá muito fã de jornalistas e tive ótimos feedbacks de gente que acompanhou esse festival comigo. Isso é lindo pra mim que tô nesse mundo pra nada além que contar histórias. (Mesmo que eu não viva disso ainda.)

Continuando o que eu comecei ontem, hoje vou dar uma contada em tuítes, posts no Facebook e Instagram pra dar uma ideia de como foi esse segundo dia em números. Já começo dizendo que tuitamos mais hoje. (Será que fui só eu?) Novamente de acordo com o @IFTTT, foram 640 publicações ante as 513 de ontem. Os perfis únicos falando sobre o #festpiauiGloboNews foram 258 ante 242 ontem. (Lembrando que a coleta foi além da hashtag oficial e que o IFTTT não coleta 100% do que é tuitado.)

Entre os dedos nervosos, tem novidade! Eu no topo, de maluca do Twitter de novo (108), @Alan_Luna (34), @leonardopujolrs (23), @igorccruz (20), @revistapiaui (19), @NaTransversal e @todearaujo (16), @malugaspar (12), @midiacrucis (11), @lauragris (10) e @mtmiterhof (8) foram os outros tuiteiros. Nos mais retuitados também tem figurinha que não apareceu ontem! A @revistapiaui (184) continuou absoluta, depois vieram @midiacrucis (28), @politicaefoda (19), @renataloprete (18), @DanielGAlarcon (16) e @malugaspar (8). Os tuítes da @midiacrucis não são de cobertura do festival. O perfil usou a hashtag para criticar a imprensa e o próprio evento.

Confere na imagem a distribuição da discussão sobre o festival hoje! Lembrando que bolas azuis são dos que mais tuitaram e amarelas dos mais retuitados. #EuSouAbolota

GoogleFusionTables

O horário com maior volume de tuítes sobre o festival hoje se dividiu. É possível notar um pico às 11h00, já no final da primeira mesa, com Franklin Foer, da The New Republic, e depois às 17h00, no final da mesa com o bonitão Ben Anderson, da VICE.

GoogleSpreadSheets

E o Facebook? Vamos ver como ficou hoje? Confesso que a internet tava dando nos nervos e acabei nem acessando o Facebook durante o festival. Na soma, hoje foram 257 compartilhamentos ante 186 de ontem. Já os likes somaram 1.940 hoje ante 1.916 de ontem. A quantidade de posts foi igual: 16. (Mas ainda não foi postado o vídeo do almoço com Daniel Dantas.)

GoogleSpreadSheets

No Instagram foram 33 postagens com a hashtag #festpiauiGloboNews, uma a mais que ontem; sete com #festivalpiauí, três a menos que ontem; e uma com #festivalpiauidejornalismo. Ontem eram oito. Aparentemente, a galera parou de inovar nas hashtags no Instagram e usou menos essa rede pra falar do festival hoje. =D

--

--

é foda

Queria ser inteligente o bastante. Ou burra o suficiente.