Contos da TI #02 — Metodologias Ágeis

Era uma vez, uma equipe de programadores que faziam uma reunião diária, a reunião era sempre descontraída, todos em pé, tomando café, falando sobre as atividades concluídas do projeto, trocavam críticas e elogios, tudo numa boa. Em 15 minutos todos já estavam devidamente sentados com seus fones de ouvido e o que se ouvia no escritório eram apenas barulhos no teclado. No final do expediente, era só commitar as tarefas concluídas e sair caminhando em direção ao sol, mas…
O commit da equipe toda bateu la no servidor e o tempo fechou. O monstro do Bug da Sexta-feira apareceu, já tinha matado 300 clientes e contando, o Lobo Mau (vulgo chefe), chegou derrubando a porta da sala da equipe, e não foi com sopro, foi no grito mesmo.
O Lobo Mau, roubou a noite de sexta e todo o final de semana da equipe feliz, que na segunda-feira já não era mais tão feliz assim.

Amigo, quando o sistema cai, não tem metodologia que se sustente. Quando o prazo tá estourado, não tem metodologia que se sustente. Quando a tarefa é urgente, ela é urgente. Rasga tudo esses post-it e resolve essa porra.

Calma.

Viver no caos é uma escolha e eu não compartilho dela, por isso eu acredito que Metodologias Ágeis precisam ser aquele mantra, que você luta todo dia para incluir na sua rotina. Mas a vida nem sempre é uma rotina né? Tem desses dias de “Bug da Sexta-feira”. Então seca esse teclado e resolve esse bug logo!