Por que não temos equipes remotas na Coderockr
Elton Minetto
395

Eu já tive a experiência de gerenciar desenvolvedores remoto, eu achei muito difícil e não recomendo.

  • O clima da equipe é muito difícil de transmitir. O clima é aquela sensação de urgência de um tarefa, ou aquela sensação de conquista, como por exemplo um membro da equipe ter resolvido um problema muito difícil e compartilhar os gritos com a galera.
  • A cobrança de resultados. É muito delicado você cobrar algo em uma video chamada, o risco de você ser mal interpretado, não conseguir expor o real problema é muito grande, sem falar que você não vai conseguir acompanhar o feedback emocional (leitura corporal, comportamento, etc) da pessoa direito, sobre uma crítica ou até mesmo um elogio.

Claro, isso tudo que eu falei é o ponto de vista de um gerente, o relacionamento entre devs é muito menos complicado, a conversa muita vezes flui muito melhor por merge requests hahaha, gerente é que precisa estar a par de problemas técnicos e emocionais da equipe, isso que complica.

Outra observação, isso tudo só faz sentido caso a empresa QUEIRA manter uma equipe por MUITO tempo, aquele planejamento de carreira para 5/10 anos.

Enfim, esse assunto rende um livro hahaha

Bjs me liga

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Bruno PorKaria’s story.