O que eu não sabia sobre a internet.

Curious Cat. Descrição da Imagem: Foto da capa do livro Smart de Frédéric Martel e minha gata cheirando o livro.
Reflexões causadas após ler o livro Smart — O que você não sabe sobre a internet escrito por Frédéric Martel.

O livro passeia pelos principais pólos de inovação e tecnologia do mundo, abordando investimentos bilionários tanto da iniciativa privada como pública (governos), e o que se vê é uma corrida pelo sucesso, pela fama e principalmente pelo poder. Uma passagem interessante é sobre o projeto de documento único na Índia e o projeto megalomaníaco de "startups" na Rússia.

Achei esse livro obrigatório para quem tem um negócio na internet ou quer abrir, a abordagem sobre o uso da internet por diferentes culturas é esclarecedor e assustador dependendo do tamanho da bolha que você vive. A diferença da relação com a internet em países pobres e ricos é extremamente importante para quem pensa em vender seus produtos/serviços em escala global.

Frédéric não poupa os entrevistados, não tem medo de fazer certas perguntas, o que em alguns momentos pode ser perigoso, como quando ele passou pelo Hizbullah no sul de Beirute e no sul do Líbano, Hamas e o Jihad Islâmica em Gaza e Irmandade Muçulmana no Egito.

Esse livro já iria valer a pena apenas pelos relatos das viagens, das entrevistas, mas ele é muito mais que um diário de bordo, esse livro cria uma discussão não só filosófica sobre como a internet está sendo usada no mundo, mais acende um alerta de como a liberdade na internet é um fio muito fino. Fiquei com a sensação de que estamos perdendo o rumo, não estamos nos unindo, estamos criando muros e mais muros ao redor da internet.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.