Whisper: Parte 2

Do conceito ao código, e uma visão geral do aplicativo até o presente momento.

Splash Screen (Whisper)

Já faz quase dois meses desde o post inicial do Whisper, e posts posteriores sobre a Feedback Tool, consistência & clareza no menu de configurações e a página inicial.

Desde então, muita coisa foi feita e refinada no aplicativo, uma splash screen (que ainda deve mudar um pouco) foi adicionada, a ideia é que a mesma seja simples, assim como foi inspirada pela simplicidade das splashes dos aplicativos do Windows 8.x e Windows 10.

A splash screen fica visível por um breve período de tempo, após isso a página inicial é exibida ao usuário.

Start Page (Whisper)

Aqui um ponto importante a ser considerado é que, a exibição da página inicial pode ser desativada no menu de configurações, o que faz com que o Whisper ao ser inicializado leve o usuário diretamente a página ‘Novo jogo’ do menu principal.

Iniciar jogo (Whisper)

A página inicial permite ao usuário iniciar o jogo de maneira rápida, sem a necessidade de se dirigir ao menu principal para isso, futuramente, o plugin do Facebook estará disponível nesta página também, dando a opção ao usuário de começar o jogo com seus dados do Facebook.

Como está na página, informar o endereço de e-mail é opcional.

Menu Principal

Este menu de fato não mudou desde o post inicial, mas ele ainda continua com a mesma importância de ser o ponto de partida para todas as funções e opções apresentadas no Whisper.

A opção ‘Placeholder’ ainda não foi preenchida, mas em breve deverá estar.

Menu Principal (Whisper)

O Menu Principal agrega as opções ‘Novo jogo’, ‘Configurações’, ‘Feedback’, o link para o repositório no Github.com, a opção ‘Sobre…’ e também ‘Sair do Whisper’.

Ainda há uma opção ‘Placeholder’ que em breve estará ocupada, com algo útil e referente a temática do aplicativo.

Novo jogo

Embora um pouco redundante, a página ‘Novo jogo’ também está disponível no menu principal.

Iniciar jogo no Menu Principal (Whisper)

As regras citadas no post inicial ainda valem, tanto para esta página no menu, quanto para a página chamada a partir da página inicial.

Ou seja, o nome do jogador deve ter o mínimo de quatro caracteres, informar o e-mail é opcional, e a integração com o Facebook (quando disponível) também será opcional.

Carregando questões… (Whisper)

Após iniciar o jogo, o usuário é redirecionado diretamente a página de questões. Há um curto delay de três segundos aqui para adicionar um pouco de fluidez a interface.

Questões (Whisper)

Aparentemente nada mudou nesta página, exceto que, animações foram adicionadas aqui e ali, para que o jogo se torne mais interativo e fluído.

É importante dizer que como toda a experiência do jogo vai se passar nesta página, ela merece toda a atenção e cuidados possíveis, o importante é que a mesma passe uma experiência agradável e seja eficiente.

Feedback

A página de Feedback passou por mais uma etapa no processo de refinamento, está mais eficiente agora, e o número de cliques para que uma opção de feedback seja selecionada é menor.

Feedback (Whisper)

O feedback não está mais dividido pelo RadioButton, onde o usuário precisava selecionar ‘Sugestão’ ou ‘Problema’, e depois ainda selecionar uma categoria na ComboBox abaixo deles.

Para isso, eram necessários três cliques do usuário, o que não parece muito, porém… Era eficiente?

Feedback (Whisper)

O processo agora foi reduzido a dois cliques, um para exibir as opções e outro para selecionar uma delas, feito isso, o usuário imediatamente pode começar a descrever o feedback.

Menu de Configurações

Partindo do menu principal, há o menu de configurações, este agrega de forma categorizada todas as configurações presentes no Whisper.

O menu passou por algumas reformas, há duas novas categorias agora, que são ‘Personalização’ e ‘Solução de Problemas’. As categorias ‘Geral’ e ‘Sons’ também estão presentes, e estas foram refinadas de acordo com o design geral do Whisper.

Configurações: Geral (Whisper)

Como eu havia citado no post de consistência e clareza, a CheckBox foi substituída pelo Toggle nas configurações. As opções ‘Sempre no topo’ e ‘Ativar notificações do Whisper’ continuam presentes, e a opção para exibir a página inicial ao inicializar o Whisper foi adicionada aqui.

As opções também receberam uma breve descrição sobre o que fazem ao serem ativadas ou desativadas.

Configurações: Personalização (Whisper)

Agora o Whisper também possui temas, há dez opções de cores disponíveis ao usuário, o princípio aqui é similar a cor de destaque (accent color) presente no Windows Phone e também no Windows, ao selecionar uma cor, a cor dos elementos e efeitos da interface é alterada imediatamente.

E esta configuração também ficará salva, na próxima vez que o Whisper for inicializado, ela já estará aplicada.

Configurações: Sons

Nesta categoria, o mesmo foi feito, as opções ganharam uma breve descrição sobre o que fazem, mas outro ponto aqui é que o controle de volume foi separado em dois.

Agora o usuário pode alterar o volume das músicas de fundo e dos efeitos sonoros, sem que um afete ao outro.

Solução de Problemas (Whisper)

A solução de problemas foi adicionada há pouco tempo, resumidamente, esta página permite que o usuário restaure todas as configurações do Whisper aos seus valores iniciais.

O Whisper será reinicializado ao fim do processo. Todavia, esta função pode ser útil para “corrigir” eventuais problemas que possam vir a afetar a execução do aplicativo.

Sobre…

A página ainda está em construção, será feita em breve.

Sobre… (Whisper)

A opção para exibir esta página está presente tanto no menu principal, quanto no menu de configurações.

Sair do Whisper

Por enquanto nada mudou por aqui, exceto que um efeito de blur é aplicado enquanto esta janela está visível.

Sair do Whisper (Whisper)

Muito do que o Whisper é, e seu conceito final já está definido; com os prazos chegando ao fim, agora é hora de tornar o Whisper mais eficiente e consistente de acordo com seu design geral.

Refinar aspectos aqui e ali não é apenas necessário como essencial, além de escolher um nome final para o aplicativo futuramente.

Algumas coisas ainda devem passar por mudanças nesta reta final, sendo assim, até a finalização do desenvolvimento do Whisper, ainda tenho muito trabalho pela frente!

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Amanda Gonçalo’s story.