O papel do PortoAlegre.cc na discussão do território

PortoAlegre.cc
5 min readNov 12, 2014

Em tempos de desafios urbanos complexos, o debate sobre a cidade que queremos se faz com a soma de diferentes ideias

Estamos inaugurando nosso canal no Medium que coincide com o momento de contar uma série de novidades relativas ao projeto. Acompanhe nossos textos e nos ajude a construir um conteúdo mais relevante para você

O PortoAlegre.cc nasceu da ideia de que a colmeia é mais importante que a abelha-rainha. Do todo ser, de fato, maior que a soma das partes. Ou, como muito bem pronunciou o Múrmura, "o grupo é mais inteligente que o mais inteligente do grupo".

O projeto surgiu da perspectiva de que cada um de nós tem a oportunidade de aperfeiçoar a ideia do outro, de construir — coletivamente — uma visão mais rica e complementar de uma cidade para todos a partir do desprendimento individual. De ser corresponsável por um novo momento do lugar em que vivemos: em que o cuidado com o outro deve ser priorizado em detrimento de uma visão egoísta.

Do hub ao laboratório

Foi assim que surgimos em março 2011, como um grande cérebro expandido. Conectando ideias e pessoas a organizações e empresas. Gerando redes temporárias e permanentes de desenvolvimento de ideas, projetos e soluções para Porto Alegre. A cidade viveu um grande laboratório a partir de uma nova forma de gestão que incluía, sim, o poder público mas não era dependente de sua vontade.

Ali, cada um passou a exercer uma nova forma de cidadania, que se irradiou para diferentes cantos do país e do planeta.

Diferentes iniciativas individuais foram gestadas e ganharam corpo na ressonância de pessoas que necessitavam em encontrar seus pares. Dar um sentido ao seu impulso criativo e desenvolver projetos que fizessem sentido a um conjunto maior de pessoas. Por essa razão, PortoAlegre.cc sempre foi entendido como um metamovimento — um hub que se conecta às iniciativas anteriores a sua existência, mas especialmente um espaço de novas conexões e discussões sobre Porto Alegre.

Fruto de uma exitosa parceria entre academia (Unisinos), governo municipal e terceiro setor (Parceiros Voluntários), o projeto nasceu com independência editorial e política e há dois anos e meio vem sendo alimentado com recursos humanos e financeiros da startup Lung e um grupo talentoso de voluntários.

Além de nos trazer até aqui, essa experiência se tornou referência para que outras dezenas de iniciativas surgissem com o propósito de discussão conectada da cidade. Com muita satisfação, apresentamos o PortoAlegre.cc em diferentes países e nos tornamos a primeira iniciativa da América Latina a apresentar seu case no Fórum Mundial para a Democracia, em Estrasburgo.

É um feito e tanto. Mas sempre desejamos mais!

Desde o princípio, a cidade, seus problemas e seus potenciais foram o pano de fundo do PortoAlegre.cc. Dali, nasceram iniciativas individuais que transformaram-se em projetos coletivos para retomada das praças, de ocupação noturna de espaços com pouca segurança institucional e de maior cuidado da orla. Surgia a noção de laboratório vivo.

As pessoas reunidas em torno da comunidade do projeto elegeram esses temas para seus protótipos de experimentação urbana. Ir às ruas foi o passo necessário.

Depoimentos de quem participou da primeira edição da Serenata Iluminada

E deu muito certo. Seja na limpeza da orla ou na Serenata Iluminada, uma sucessão sincronizada de eventos fez brotar do coração de quem sugeriu a ideia uma nova forma de discussão da cidade. Pelo afeto, em vez do ódio.

Em tempos de desafios urbanos complexos, nosso papel é assumir
que existe um papel — o de conectar pessoas, coletivos e instituições.

E o PortoAlegre.cc vai assumir essa tarefa: a de debater os grandes desafios pelos quais a nossa cidade vai enfrentar. Seja da perspectiva da inclusão de novos modais viários à reocupação da orla do Guaíba. Do legado das obras da Copa à discussão sobre segurança aos frequentadores da Redenção.

Parque da Redenção

Porto Alegre tem um legado cultural imenso, capaz de unir e gerar riqueza na tão propalada Economia Criativa — mas o que, de fato, cada um de nós está fazendo nesse contexto? Iniciativa privada, governos e organismos do terceiro setor precisam sentar-se à mesa e conversar. De verdade

Precisamos deixar de lado o radicalismo de quem deseja convencer o outro para assumir uma postura de quem se permite ser convencido de que o seu argumento não é o melhor.

É uma mudança de postura.

Cabe a cada um de nós estar aberto ao diálogo. Ouvir primeiro para depois posicionar-se. Construir as pontes, em vez de explodi-las. Jogar-se na experimentação, e perceber a ressonância de pessoas que desejam uma cidade melhor. Para todos.

Esse é o nosso desafio. E o seu também.

Por isso, o PortoAlegre.cc fará uma série de publicações sobre os grandes temas pelos quais a nossa cidade atravessa. A intenção é sempre trazer perspectivas, informações, opiniões e atores a dialogar sobre as diferentes iniciativas públicas e privadas que serão desenvolvidas em Porto Alegre.

A paixão nos toma, nos arrebata. Se não for medida, nos cega. Neste momento de antagonismos e divergências, queremos convidá-lo a exercer a compaixão. Com um coração pleno de torcida para que a nossa cidade seja uma cidade melhor para se viver.

Essa etapa coincide com a entrada de novos parceiros no projeto, que vão nos ajudar a expandir a percepção de que juntos podemos fazer mais — se estivermos com o espírito alinhado. Mas vamos contar essa novidade com calma, em seguida.

Junte-se a nós nessa campanha pela retomada da cidade.

--

--

PortoAlegre.cc

PortoAlegre.cc é um espaço de colaboração cidadã, onde você pode conhecer, debater, inspirar e transformar a própria cidade. Acesse http://facebook.com/poa.cc