pd.talk apresenta: Accenture

Porto Digital
3 min readJun 4, 2020

--

Foto: Divulgação

Accenture. Em muitos círculos, essa palavra é o suficiente para evocar uma série de imagens na mente: consultoria global de gestão, tecnologia e outsourcing, com mais de 500 mil funcionários espalhados pelo mundo — sendo 14 mil no Brasil e 2.500 colaboradores focados na operação de tecnologia no Porto Digital.

Grande, né?

Como não queremos esquecer nada, recebemos o diretor-executivo da multinacional, Luís Fernando Silva, para conversar um pouco sobre a maior empresa embarcada no Porto Digital em termos de faturamento e número de colaboradores. Vem conhecer mais dessa gigante que chegou no Porto Digital em 2010!

Eu tenho uma longa história na Accenture, comecei com estágio há mais de 20 anos em São Paulo e há seis anos sou pernambucano adotado, quando vim para o Porto Digital logo no começo da expansão da operação da empresa aqui com a responsabilidade de olhar a operação de tecnologia em todo o Nordeste, com Recife como o grande polo

Luís Fernando Silva — diretor-executivo na Accenture

Pela atuação de Luís Fernando já dá para ter certeza de que ele sabe o que fala. Então nada melhor do que ele explicar o que a empresa faz e como faz no Recife — mas acredite, não é uma tarefa fácil explicar o que grandes companhias de consultoria fazem. Para simplificar, vamos pensar em termos de produtos e serviços do que a multinacional realiza da capital pernambucana para o mundo:

Talvez esse quadro faça parecer que é tudo simples demais, mas ter no rol de clientes praticamente todas as grandes empresas de telecomunicações do Brasil, assim como parte da indústria com players de peso como a Ambev e a Vale, mostra quão importante a Accenture é para outras multinacionais e companhias de destaque no país.

Futuro

Para ter mais espaço para atender esses clientes e expandir suas operações, a Accenture tem um plano ousado no Porto Digital — dobrar o tamanho atual.

Queremos chegar a cinco mil colaboradores. Chegamos aqui devagarzinho para entender a capacidade que teríamos no Recife e aí chegamos naquele momento em que, ao chegar na meta, dobramos a meta. Temos um plano bem agressivo. Nosso DNA é contratar gente saída da faculdade e também formar colaboradores; temos também um programa Start que chama jovens saídos do ensino médio em situação de exposição econômica e realiza treinamentos para que assumam posições na empresa

Luís Fernando Silva — diretor-executivo na Accenture

A meta da Accenture pode até parecer ousadia, mas o que Luís Fernando explica é que sobra demanda na área — e se tivesse duas vezes ou três vezes mais profissionais capacitados da área, a capacidade produtiva seria muito maior também.

A empresa começou relativamente pequena no Porto Digital, mas resolveu expandir o trabalho e chegou até a inaugurar, em 2017, o Innovation Center, que é esse espaço que você vê nas fotos que estão aqui no texto e que recebe atividades do REC’n’Play.

Fotos: Divulgação

Vê? A Accenture tem crescido constantemente no Porto Digital. Não é à toa que eles contratem tanta gente, mesmo em épocas de crise econômica — afinal, são as pessoas que geram soluções, novos negócios e grandes inovações!

Quer saber mais sobre a Accenture e conferir o bate-papo de Luís Fernando com o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena? Confira a série PD Talk no Instagram do REC’n’Play toda semana e fique por dentro do que grandes empresas do parque fazem e planejam para o futuro.

Vem assistir!

--

--

Porto Digital

Fundado em 2000, o Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, com atuação em TIC e Economia Criativa.