pd.talk apresenta: Avantia

Porto Digital
3 min readJun 11, 2020

--

Quem nunca precisou se reinventar para encontrar o rumo certo a seguir na vida, sempre em busca de fazer mais e melhor? No mundo de startups e tecnologia, a gente chama isso de “pivotar” — ou seja, dar uma guinada em como os negócios de uma empresa são conduzidos. E é exatamente essa a narrativa da Avantia, uma das maiores companhias do Porto Digital e que “pivotou” três vezes em seus 22 anos de história até chegar ao propósito da empresa: criar soluções e superar desafios para cuidar das pessoas.

Nós começamos, em 1998, como uma microempresa de infraestrutura de TI e automação bancária. Nós crescemos na cadeia vertical de negócios em infra e, quando o mundo da segurança eletrônica mudou do ambiente analógico para o digital, há 15 ou 16 anos, nós vimos isso e apostamos que esse mercado iria crescer bastante. Foi uma grande virada e virou o nosso core business.

Silvio Aragão, CEO e fundador da Avantia

Com a sede da empresa no Recife, a Avantia embarcou no Porto Digital em 2007 e já tem sua rede de negócios ampliada para outras áreas do País, com escritórios em Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). E os clientes não poderiam ser mais diversos: companhias de logística, varejo, fast food, indústria e mesmo setor público — inclusive, esse é um braço bem interessante.

Fotos: Divulgação/Avantia

A Avantia atua na interseção de três áreas de conhecimento: engenharia, tecnologia da informação e segurança. E claro, nada disso seria possível se não fosse uma área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) instalada no Porto Digital, que desenvolve softwares e inovação para a construção de aparatos cada vez mais avançados de segurança. Quão avançados, você pergunta? Que tal uso de inteligência artificial para ajudar na prevenção de crimes e ajudar as pessoas?

A ideia básica é propor soluções de tecnologia de segurança para ajudar a reduzir o nível de criminalidade nas cidades, algo que já foi implantado em mais de 15 cidades no Brasil e que conta com com grandes projetos, como em Pernambuco e também em Brasília, além de portos, hospitais e universidades. Como exemplo, Silvio menciona um caso ocorrido na Bahia, onde a tecnologia da Avantia ajudou na prisão de um criminoso mesmo quando ele estava fantasiado para participar de um bloco de Carnaval.

E tem mais, claro!

Uma coisa muito bacana que estamos fazendo agora é a criação de uma plataforma inteligente de vídeo cloud — ou seja, linkar em uma plataforma na nuvem a nossa “caixa de ferramentas” de algoritmos de inteligência artificial capaz de analisar vídeo e áudio para identificar uma série de situações, como pessoas portando armamentos, disparo de armas de fogo, briga na rua, batidas de carros, pessoas caindo no chão…

Silvio Aragão, CEO e fundador da Avantia

Silvio ainda dá o spoiler de uma novidade: um aplicativo, em fase de testes alfa, onde as pessoas não só reportam situações de crime e risco, como também podem solicitar um acompanhamento digital. Pense em uma espécie de segurança particular digital: o usuário cadastra uma palavra-passe que, quando mencionada quando a pessoa se sentir insegura, aciona uma central de segurança. Mas é um spoiler, certo? Então pode espalhar em todo canto!

Quer ouvir toda a conversa com Silvio Aragão com o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena? Então vem conferir o bate-papo no IGTV do Instagram do REC’n’Play e fique por dentro da agenda de entrevistas, que ocorrem às terças-feiras. Já coloque na sua agenda para acompanhar a próxima ao vivo!

--

--

Porto Digital

Fundado em 2000, o Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, com atuação em TIC e Economia Criativa.