pd.talk apresenta: CESAR

Porto Digital
4 min readMay 13, 2020

--

Para inaugurar o Medium do Porto Digital, nada melhor do que conhecer as empresas que criaram, cresceram e transformaram Recife na capital de tecnologia da informação e comunicação. A cada semana, a série pd.talk irá apresentar um pouco mais sobre os negócios, a história por trás de cada companhia e o futuro que ajudam a construir. Ah, e não deixe de assistir a um bate-papo com o CEO da empresa ao vivo nas segundas-feiras no perfil do REC’n’Play no Instagram. O vídeo fica disponível para ser acompanhado no IGTV do @portodigital. Não deixe de assistir!

Quem conhece o Porto Digital, já deve ter ouvido falar do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife — mais conhecido como CESAR (no Medium: CESAR), uma das mais importantes instituições de ciência e tecnologia (ICT) do Brasil. Nascido ainda na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), antes mesmo da criação do parque tecnológico, o CESAR foi um dos fundadores e compartilha sua história com a do Porto Digital.

O CESAR é tão emblemático dentro do ecossistema de inovação de Pernambuco que não é incomum as pessoas perguntarem “O CESAR e o Porto Digital são a mesma coisa? Qual a diferença de um para o outro?”.

Crédito: Divulgação/CESAR

Para entender um pouquinho mais essa relação simbiótica, vamos começar pela história. A ICT foi fundada por professores do Centro de Informática (CIn) da UFPE, em 14 de maio de 1996, com dois grandes propósitos: aproximar a academia e o mercado; e reter os talentos formados na universidade.

Hoje, é muito comum as universidades terem centros de empreendedorismo. Mas, há 24 anos, isso era uma novidade — e o CIn, como sempre na vanguarda, ‘bateu o centro’, capitaneado por alguns professores.

Fred Arruda, CEO do CESAR.

Mas o que o CESAR faz?

O CESAR leva a seu cliente a inovação, ou seja, mudança do comportamento de consumidores ou fornecedores de produtos ou serviços. Para a gente, inovação é tudo aquilo que o cliente introduz no seu ambiente para ganhar competitividade. Fazemos isso através de quatro pilares: educação, empreendedorismo, design e engenharia.

Como uma das empresas fundadoras do parque tecnológico, já no ano de 2000, o CESAR compartilhou o seu DNA de inovação, empreendedorismo e conexão mercado-academia com o próprio Porto Digital. Desde 2000, a ICT viu um crescimento consistente no faturamento, na escala e no impacto de seus negócios — assim como o próprio parque. De uma das fundadoras do parque a uma das maiores empresas do Porto Digital, com unidades também em São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Curitiba (PR), Manaus (AM) — a trajetória do Centro de Estudos e Sistemas do Recife aponta para um futuro promissor.

Perspectivas

Os resultados do CESAR já mostram quão longe é possível chegar: no último balanço anual, o crescimento foi de 21% — número expressivo por si só, mas que não revela o coração da ICT. Em conversa com Fred Arruda, ele revela o grande “xodó”: a CESAR School, escola de inovação com cursos de graduação, pós-graduação, extensão e formação executiva. É em torno da unidade de ensino que a ICT trata do conhecimento, a partir da educação e do aprendizado para levar a inovação para o mercado.

Esse ‘tripé’ de pessoas, tecnologia, design, inovação e negócios é o que faz as coisas acontecerem.

Fred Arruda, CEO do CESAR

Para o futuro, o CEO aponta um caminho direcionado pela própria CESAR School, além das experimentações do CESAR.labs — a aceleradora de empresas e negócios da instituição. Se os princípios que nortearam a criação da ICT foram alinhar as produções acadêmicas com as necessidades do mercado, além de abrir os olhos dos negócios para toda a competência e conhecimento produzidos dentro da universidade, o futuro só pode ter um lugar de onde sair.

Se ainda assim você se perguntar: o que isso tem a ver com o Porto Digital?

A resposta é tão simples quanto profunda: tudo.

Quer conferir como foi o pd.talk com Fred Arruda? Vai lá no Instagram do Porto Digital e confere o bate-papo de Pierre Lucena e o CEO do CESAR. Vem assistir!

--

--

Porto Digital

Fundado em 2000, o Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, com atuação em TIC e Economia Criativa.