pd.talk apresenta: Serttel

Porto Digital
4 min readJun 18, 2020

--

Quem circula por Recife, Rio de Janeiro e outras regiões metropolitanas do país podem nem perceber, mas já conhecem a Serttel. De um começo onde fazia apenas manutenção de telefones públicos, a companhia veio a tornar-se responsável por grandes operações e já é uma das 10 maiores empresas embarcadas no Porto Digital, com quase 800 colaboradores e atuação em todo o Brasil e projetos no exterior.

A Serttel foi criada no Recife em 1988, muito antes de o Porto Digital ser um sonho transformado em realidade. Inaugurado em 2000, o parque tecnológico conseguiu atrair a empresa graças a uma palestra de um dos fundadores do polo e atual presidente do conselho de administração, Silvio Meira.

Ângelo Leite (Crédito: Divulgação)

O que me chamou atenção para o Porto Digital foi uma palestra de Silvio Meira — quando assisti aquela fala, me apaixonei. E aí resolvemos montar nosso primeiro escritório no parque com as áreas de tecnologia, jurídico e negócios da Serttel, em 2002. Nós somos mais de engenharia, mas no Porto Digital nos encontramos com o setor de TI [Tecnologia da Informação] — e foi aí que “descobrimos” a possibilidade de associar sistemas aos nossos hardwares e produzir uma solução diferenciada. Foi uma grande alavanca para a companhia.

Ângelo Leite, sócio-fundador e presidente da Serttel

Dessa “colisão de mundos”, entre o hardware e o software nas atividades da empresa, saiu muita coisa interessante — a ponto de terem no currículo dois prêmios FINEP de Inovação, em 2008 e 2009. Então vamos conhecer algumas dessas soluções que marcaram a história da Serttel?

Já dá para entender que a Serttel tem muito pano pra manga, né? Não é à toa que a companhia não só está consolidada em nível nacional, como também tem projetos em outros países, como Argentina, México e Equador.

Para o futuro, a empresa tem se preparado e pensado inovações para acompanhar as mudanças no modo como as pessoas se locomovem nos ambientes urbanos. E não pense que é um imaginário de ficção científica, mas um sonho que se tornará realidade já nos próximos anos.

(Crédito: Divulgação)

O transporte público, de uma forma geral, vai passar por uma grande evolução, na nossa opinião. A micromobilidade já nasce de modo digital e ainda temos um sistema de transporte analógico. Hoje, os algoritmos podem resolver essas questões de forma muito mais eficiente — que é algo que já pode ser visto em outros lugares como ‘transporte público sob demanda’. Na Serttel, já temos até um projeto para uma plataforma de gestão inteligente. E é isso que queremos, cada vez mais tecnologia.

Ângelo Leite, sócio-fundador e presidente da Serttel

Spin-off

Em 2010, a Serttel deu cria, como se diz no Nordeste: a empresa teve um spin-off para criar a Mobilicidade, empreendimento especializado em inovações tecnológicas para projetos de mobilidade urbana com foco na comodidade e segurança de seus usuários. Entre as soluções da companhia estão o MobPark (pagamento de estacionamentos privados por meio do smartphone) e tecnologias voltadas para redes de bairros inteligentes.

Quer saber mais detalhes sobre a Serttel e acompanhar um bate-papo do sócio-fundador e presidente da empresa, Ângelo Leite, com o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena? Então chega mais no IGTV do Festival REC’n’Play ou no do Porto Digital para conhecer melhor a história, os projetos e o futuro da companhia.

--

--

Porto Digital

Fundado em 2000, o Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, com atuação em TIC e Economia Criativa.