Candidatos — Eleições 2018 no Ceará

Trazendo alguns dados da política cearense. Nestas eleições 34 partidos lançaram candidatos enquanto que no pleito passado tínhamos 31 (quais são os três a mais? Sob análise visto que muitos partidos mudaram de nome). Os cinco partidos com mais candidatos são PROS (90) com 96, PATRI (51) com 74, PSL (17) com 74, PT (13) com 69, PSOL (50) com 64. O sexto lugar fica o PDT do candidato Ciro Gomes.

O PROS (90), partido com maior número de candidatos, apesar de ser um partido novo com registro definitivo pelo TSE em 2013, apoiou a reeleição de Dilma e hoje apoia Lula para presidente. Tem um candidato a Senador e um a segundo suplente do senado. Já conta com um segundo suplente chamado Honório Pinheiro. No governo estadual apoia General Theophilo (PSDB).

Quanto ao PATRI (51) antigo PEN (Partido Ecológico Nacional) apoia o Cabo Daciolo para presidência, tendo apoiado Aécio Neves nas eleições de 2014. Só conta com candidatos para deputado estadual e federal no estado. E para Governo do estado apoia Camilo Santana.

O PSL (17) tem candidato próprio a presidente, Jair Bolsonaro, aos cargos de deputado federal e estadual, para senador e 1 e 2 suplentes do senado(DR Márcio Pinheiro, Pastor Pedro Ribeiro, Albino Oliveira, DR Wilson Matos, Fátima Ribeiro, Inspetor Alberto, Ninon Tauchmann) e ao governo do estado Hélio Góis.

PT (13) com candidato à Presidência Lula apesar de estar preso no momento, e com um candidato a Governo do estado Camilo Santana.

PSOL (50) lança além dos deputados estaduais e federais, candidatos ao governo do estado Ailton Lopez, Senadores (Anna Karina, Pastor Simões) e suplentes Alexandre Uchoa e Ana Vládia (1º suplentes) Chiquinho do Tururu e Nerecilda Rocha (2º suplentes) e Boulos como Presidente.

Deputados Estaduais. Para este cargo o ranking dos cinco primeiros partidos com mais candidatos é: PROS com 63, PT com 55, PATRI com 53, PSL com 41, PPS com 33. O PPS que ficava na oitava posição quanto ao número total de candidatos agora fica em quinto lugar.

Deputados Federais. O ranking dos defederais é: PROS com 30, PSL com 26, PSOL com 24, PATRI com 21, REDE com 15.

Entre os candidatos, temos o advogado Mosiah de Caldas Torgan, filho de Moroni Torgan, pelo partido PDT; seu pai foi o deputado federal com maior número de votos na eleição passada, mas não ocupou a cadeira tendo renunciado ao cargo. Outra menção é o economista Mauro Benevides Filho, ex-secretário da Fazenda do Ceará e responsável pelo programa econômico do candidato à presidência Ciro Gomes, como o nome indica, é filho de Mauro Benevides, conhecido político do estado. Segue tabela com os atuais deputados federais.

Atuais Deputados Federais e concorrência à reeleição

Senadores. Temos 13 candidatos ao senado no estado. Aparentemente os mais destacados são Cid Gomes (PDT) e Eunício Oliveira (MDB). O PT acabou não lançando senador em apoio a candidatura de Eunício Oliveira (MDB) e possui um senador atualmente, Pimentel. O PSL apresentou dois candidatos ao senado, acredito que apostando na força do seu candidato à presidência. O gráfico abaixo totaliza os candidatos a senador incluindo 1º e 2º suplências.

Governador. Os candidatos ao governo do estado são: Ailton Lopes (PSOL), Camilo (PT) (atual governador), Gonzaga (PSTU), General Theophilo (PSDB), Hélio Góis (PSL), Mikaelton Carantino (PCO).


Like what you read? Give Pote Conteúdo a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.