Hoje gostaria de lhes apresentar meu mais novo projeto pessoal OpenSource. Eu o chamei de Retroarch Panel. Como você pode deduzir pelo nome, ele é relacionado ao emulador Retroarch, embora esteja mais focado em seu uso junto com um Raspberry PI com Recalbox ou Retropie.

O projeto consiste em um Website local para exibição de dados extraídos dos arquivos gamelist.xml, bem como imagens, última data jogada e quantidade de vezes.


Hoje minha intenção não é discorrer sobre a importância e o ganho em ter projetos pessoais de desenvolvimento (programação mesmo). Até porque acredito que já falei bastante disso em meus outros posts sobre meus demais projetos e não há muito mais o que se falar disso. Portanto, minha intenção é mesmo apenas apresentar este, que chamei até aqui de “MyCollections”.

A ideia do projeto surgiu da minha própria dificuldade em gerir minha enorme coleção de jogos. Cheguei a comprar repetido sem saber! Além disso, a falta que sinto de vê-los numa estante, por serem em sua maioria digitais, é uma…


Sou analista funcional, analista de requisitos ou product owner já há um bom tempo. Apesar de todos esses nomes, mesmo quando eu era analista de produto há ainda mais anos atrás, grande parte do meu papel já era esse: levantar e analisar requisitos e principalmente, propor soluções.

Apesar do enorme crescimento da profissão, em grande parte devido a ser um cargo considerado menos técnico (visão que particularmente abomino), vejo ela cada vez mais desvalorizada, até pela confusão em torno do papel e maior atenção de stakeholders e sponsors (os verdadeiros donos e investidores do projeto) à detalhes antes exclusivos do…


No meu apartamento, apesar de pequeno, o WiFi sempre foi um problema. O sinal do roteador da NET não chega até o quarto.

Eu sei que existem diversas opções para solucionar esse problema mas, enquanto algumas são caras, outras podem dar dor de cabeças maiores e te fazer perder dinheiro.

Comprar um roteador parrudo e passar a usar o da NET como ‘bridge’ (com o WiFi desligado) nunca me apeteceu, não só pelo preço do roteador, que pode variar, mas porque, além de eu temer continuar com o problema de alguma forma, passar a depender de 2 roteadores em vez…


Já falei sobre meu projeto opensource no Github para configuração fácil do Emulation Station no Windows aqui. E hoje venho apresentar algumas pequenas novidades que inseri no mesmo visando torná-lo ainda mais fácil.

Como sempre, você pode verificar detalhes no próprio arquivo README do projeto, navegando até o repositório e lá terá também acesso ao tutorial de como proceder para instalar.

Meu intuito neste post é comentar rapidamente sobre as adições que fiz.

  1. Executar com o botão direito: Agora você pode utilizar um ‘hack’ para o registro do Windows para facilitar ainda mais a execução e claro, a execução de…


Essa imagem que achei na internet tem um problema. Não é essa versão específica do Skype que parece estar morta, é a aplicação como um todo.

Qualquer pessoa que o use todo dia e já experimentou a versão “moderna”, sabe do que estou falando. Ela é péssima.

Fiz questão inclusive de procurar informações no fórum da Microsoft e o que encontrei foi apenas um tópico pra me divertir vendo mais pessoas a passar nervoso como eu. Caso se interesse, pode clicar aqui (não tem tanta resposta assim, mas é legal de ver).

A Microsoft vinha inclusive emitindo um aviso aos…


KODI é um software de reprodução de vídeos, entre outras funções, muito famoso atualmente. Com versões para Windows, Android TVs, Xbox, etc.

Ele usa add-ons para conexão a servidores e tem uma comunidade ativa e muita informação disponível e se você quiser saber mais sobre ele, não terá problemas em encontrar diversos sites internet afora.

O meu uso particular é para assistir os vídeos que tenho no meu PC, à partir do meu Xbox One (o Kodi está disponível na loja oficial). …


Com o Windows migrando para um formato loja para seus apps, talvez não seja interessante mais para todo tipo de usuário e softwares, a dica que darei hoje. Contudo, muitos aplicativos ainda não são distribuídos por ela, ou talvez jamais cheguem a ser.

E um software que ajuda muito nessa tarefa é o Chocolatey. Trata-se de uma aplicação, conectada a um repositório, onde os usuários criam scripts relacionados aos diretórios de download de diversas ferramentas. …


Resolvi registrar essa dica após as dificuldades que passei para configurar corretamente o Bluetooth do meu novo celular Zenfone 4 com meu som do carro Pioneer MVH-X588BT.

Não encontrei nada na internet sobre o meu problema, então, quem sabe este post possa ajudar alguém no futuro.

Usava o Bluetooth do som com meu antigo Moto G4 Plus sem nenhum contratempo, porém, com o celular novo, a conexão ocorria com sucesso, mostrava estar tocando, mas o áudio não saía. Testei o celular com uma caixinha de som Bluetooth e tudo funcionou perfeitamente.

Tentei formatar o som, reconectar mais de uma vez…


Todo mundo que possui aparelhos com dois chips, caso um deles seja profissional, já se deparou com esse problema. Como usar o app do WhatsApp nos dois?

No início do ano, a empresa lançou uma versão “Business” do app, voltada para o uso empresarial. Ela contém inclusive alguns recursos específicos, como TAGs que o usuário pode usar para marcar grupos e mensagens (exemplo: “Pedido concluído”), facilitando a usabilidade também como um controle de demandas.

Contudo, um outro uso muito interessante foi proporcionado por esse lançamento: o fato de finalmente podermos acessar duas contas diferentes (uma para cada chip), no mesmo…

Paulo Roberto Elias

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store