Priscila Pacheco
2 min readAug 29, 2016

--

Nero, querido gato gordo, peludo e profundo! Há leitores chatos que sempre vão aparecer por aqui para comentar. Tipo eu. Saca! Li o teu texto semana passada, mas não consegui parar para comentar. Todavia, “militante” da causa islâmica não poderia ver o uso do “xiita” no teu texto e ficar quieta. Aí eu voltei.

Mas já que eu vim aqui encher a tua paciência por causa do “xiita”, vou aproveitar e comentar sobre todo o conteúdo do texto.

Bom, penso que a discussão sobre relações poliamorosas é extremamente pertinente. Afinal, casos extraconjugais de homens são super aceitos e vistos como algo normal enquanto uma relação poliamorosa é vista como pecaminosa. Por quê? É uma relação digna ao meu ver. Todos os envolvidos estão de acordo, ninguém está ferindo ninguém. Certo? Então, por qual motivo é considerado errado? E quem considera errado?Para mim a traição é que é errada. Quando o jogo é aberto, vá em frente e seja feliz ;)

Apesar disso, não me vejo numa relação poliamorosa. Não neste momento. Acho que neste momento prefiro só um Ménage à trois casual mesmo :/

Agora vamos para o “xiita”. Quando eu li “xiita” qual foi a minha interpretação? xiita=radical. Foi esta a sua intenção? Enfim, dizer que xiita é sinônimo de radicalismo é muito incômodo, porque colocam um grupo como pior que o outro. Sabe? Por que vocês cismam em dizer que xiita é sinônimo de radicalismo? É por causa do que dizem nas matérias jornalísticas? Nós não fizemos o nosso trabalho jornalístico direito, fomos superficiais e tudo mais. Grandes chances de ser isso, né? Ok! Ninguém tem a obrigação de conhecer as vertentes do islamismo, mas é importante evitar o uso de estereótipos. Xiismo não é sinônimo de radicalismo. No sunismo também há linhas super radicais. Qual é a vertente que o Estado Islâmico ou Daesh segue? Os integrantes do EI são sunitas e odeiam xiitas. Arábia Saudita é um dos países mais fechados e radicais do mundo. Há até apartheid contra as mulheres naquele lugar. E o que os sauditas são? waabistas. O que é waabismo? É a linha mais conservadora do islamismo e quem segue o waabismo pertence ao sunismo. Sauditas são sunitas. Perceba que o radicalismo é forte no sunismo também. Lembre-se também que pode ser ofensivo para um xiita ele é visto como radical. É como piada de nordestino. Sabe?

Enfim, não usa mais xiita, não :/

--

--

Priscila Pacheco

Journalist — I am an independent journalist and I am interested in human rights, social actions, culture and environment. Instagram: @pricspacheco