Uma Pequena Lista de Recomendações Educativas — Parte #1: Idiomas

Que tal aproveitar o final do Carnaval para aprender algo novo?

Aprender um novo idioma é uma dessas resoluções cliché de ano novo, logo ao lado de perder peso e ter uma vida mais saudável.

Para perder peso e ter uma vida mais saudável, troque todas as bebidas por água.

Agora que já cuidamos disso, vamos ao mais importante: aprender um novo idioma! Se você só sabe português, deve estar querendo aprender inglês ou espanhol. Se já sabe uma dessas, deve estar querendo aprender mais uma, talvez italiano, francês ou alemão.

Vamos então, conhecer alguns sites que, aliados a doses cavalares de persistência, irão te levar a conhecer uma nova língua.

#1 — Duolingo

(sim, a figura é só para mostrar meu streak de 101 dias)

Esse site é o meu xodó. Ele me ajuda muito com algo que é vital para aprender uma nova habilidade: praticar todos os dias, nem que seja um pouco.

Você escolhe um idioma, e vai fazendo as lições, que são basicamente exercícios — alguns de tradução, alguns de ouvir o que está sendo dito, e ainda alguns para praticar pronúncia, embora eu tenha desativado esses porque o reconhecimento de voz não é lá muito bom…

De qualquer forma, ele tem versão para desktop, e também tem aplicativos para celular.

No que ele é bom:

  1. Como ele registra quantos dias seguidos você tem praticado, você se acostuma a entrar no site todos os dias para manter seu número crescendo.
  2. Você pratica de maneira ativa, escrevendo e escolhendo respostas certas, o que ajuda a fixar o conteúdo.
  3. Ele te mostra quando você deve reforçar o que já foi estudado. Quando você termina uma matéria pela primeira vez, ela fica dourada, e conforme vai passando o tempo, a barra volta a ficar colorida e vai diminuindo. Quando você escolher “reforçar unidades”, ele vai trazer uma das unidades mais antigas que precisam ser reforçadas.

Como você pode fazer melhor uso dele:

  1. Ele não é muito bom quando se trata de dar explicações gramaticais, então, use-o ao lado de algo que vá aos poucos te dando a base gramatical necessária, seja em uma sala de aula, ou com um livro ou com vídeos no youtube.
  2. No início da sua “árvore de habilidades”, ali do lado direito, há um link “Lingot Store” ou “Loja de Lingots” ou coisa assim. Vá ali e compre o primeiro item, o Streak Freeze, que vai congelar seu streak por um dia. Impede que você fique um tanto quanto deprimido caso se esqueça de praticar algum dia. (Os Lingots são conseguidos fazendo lições)
  3. Caso você fique com alguma dúvida ao responder algum item, clique no link para discussão (no aplicativo para celular é o ícone que parece um diálogo quando você informa uma resposta). Muitas vezes alguém já teve aquela dúvida e outra pessoa já respondeu. Você também pode digitar sua dúvida ali e ver se alguém responde.
  4. Não tenha pressa. Não deixe que o aplicativo te domine — ele está ali para te ajudar, lembra? Faça as coisas no seu ritmo. O importante é manter as coisas divertidas para que você tenha vontade de voltar todos os dias!

#2 Lyrics Training

Esse eu descobri recentemente e já virou um novo xodó.

A premissa do site é simples e quem já estudou idiomas já deve ter tido algo semelhante em suas aulas: você tem uma folha com uma letra de música com algumas palavras faltando, e deve preencher essas palavras conforme ouve a música.

Aqui você pode escolher o idioma, o gênero, escolher a música e então escolher o nível de dificuldade: de fácil (10% das palavras da música) até expert (escreva todas as palavras da música).

Serve tanto para acostumar o ouvido a diferentes pronúncias, ver novas palavras e ainda descobrir novas músicas legais.

#3 Memrise

Esse tem um foco mais amplo do que o Duolingo, não sendo voltado apenas ao aprendizado de idiomas. Você pode até mesmo criar seus próprios cursos, embora para isso eu prefira o Anki.

O Memrise é voltado à memorização — de qualquer coisa. Você aprende algo, e com o tempo ele pede para você revisar aqueles conteúdos. O intervalo de revisão daquilo que você acerta aumenta, já o daquilo que você erra diminui.

Há uma infinidade de cursos, muitos deles oficiais, feitos pela própria equipe do site, e também muitos criados pela comunidade. Muitos desses cursos de idiomas contem com áudio, o que é essencial para aprender uma nova língua. Uso-o especialmente para estudar Kanjis — e indico cursos que ensinem primeiro os radicais, como o “Japanese Kanji Radicals” ali de cima.

Esses tipos de sites são especialmente úteis no início da sua jornada, quando você não consegue simplesmente ouvir qualquer vídeo ou ler qualquer texto para fixar uma língua. Pense que o foco não é aprender o idioma em si, mas em treinar a sua habilidade de reconhecer aquelas palavras quando você encontrá-las em um “texto de verdade”.

#4 Forvo

Eu acho que já repeti algumas vezes que conhecer o som das palavras é essencial, não é mesmo? E digo isso mesmo sendo alguém que estuda idiomas para antes de mais nada ser capaz de ler em outros idiomas.

Bom, o Forvo é uma base de palavras… com pronúncias por pessoas nativas. Você pode contribuir com o site, ou pode apenas pesquisar por palavras específicas.

Ah, você pode pesquisar a palavra sem especificar o idioma, mas lembre-se de observar os resultados, porque uma mesma palavra pode aparecer em diversas línguas. :)

#5 Babadum

Eu fiquei na dúvida se incluía esse site ou não… eu não encontrei um lugar que marcasse meu progresso, e isso me deixa um pouco chateada, já que eu adoro estatísticas.

Por outro lado, o site é uma gracinha, tem uma infinidade (18) de línguas em joguinhos simpáticos, nos quais você deve escolher a imagem certa para cada palavra (ou alguma variação disso).

É uma boa maneira de aprender e praticar vocabulário quando você está com um pouco de preguiça de fazer um estudo “mais sério”.

#6 Semper

Aprendendo palavras de gente grande!

O Semper não é um site, mas um aplicativo disponível para Android e iOS. Basicamente, você escolhe pacotes de estudos dentre os disponíveis no programa (ou, de novo, cria os seus próprios) e ele vai mostrar essas palavras e perguntar seu significado quando você for desbloquear a tela do seu celular, tornando aqueles momentos de “vou ali dar uma olhadinha no Whatsapp” um pouquinho mais produtivos.

De novo, com esse tipo de programa o intuito não é tanto aprender, mas sim me familiarizar com aquelas palavras.

Espero que vocês tenham descoberto algum site legal. :) E bons estudos!