Marketing Honesto
Deixar transbordar a sua verdade
É engraçado como várias vezes me deparo com momentos de esclarecimentos pessoais que cabem muito bem para a marca como para a vida. Não que sejam verdades universais, mas fazem muito sentido para mim. Nesse texto vou falar apenas sobre marcas, mas pode muito bem ser aplicado na vida pessoal.
Sempre encontro textos institucionais e releases que falam de um jeito muito bonito, mas que no fim não dizem nada, só colocam coisas óbvias e rasas de maneira a parecer muito profundo, e isso me deixou pensando: será que ainda hoje é mais interessante parecer ser algo ou realmente transparecer a sua verdade?
Vejo que hoje com o crescimento do movimento do consumo consciente e temas correlatos o público procura cada vez mais consumir histórias e significados e não apenas um produto. Quando a alma da marca transborda e a comunicação é feita de maneira honesta as portas se abrem para quem realmente se interessa pelo que você tem a oferecer sem criar falsas expectativas, isso gera relacionamentos e não clientes. Claro que para ter algo para transparecer é preciso ter um propósito e não apenas um produto, mas aí já abrimos para temas que dão muito pano pra manga e pretendo abordar em outros textos.
Mas afinal porque esse texto se chama Marketing Honesto? Esse é um nome que eu descobri há muito pouco tempo para algo que eu tento praticar diariamente na comunicação da Maria Tangerina. Falar a verdade não quer dizer colocar um holofote nos seus pontos negativos, mas estar aberto a dividir quem você realmente é, como pensa, quais são seus objetivos… Eu não tenho uma receita de bolo pra isso, até porque cada marca tem a sua verdade para dividir, mas a ideia é exercitar a transparência e estar aberto para se comunicar com o seu público de maneira real.
Pode ser difícil no começo entender como deixar a alma da marca transparecer e colocar em palavras e ações, mas com o tempo você vai falando mais sobre a sua marca e conhecendo melhor quem ela é e isso se torna natural. Quando se tem confiança no seu propósito e no seu produto/ serviço se torna simples dividir isso com o público.
Exercícios para ajudar a transbordar a sua verdade:
- fale com pessoas próximas sobre a marca e os seus objetivos, falar sobre faz com que se torne mais real pra gente mesmo;
- converse com outros empreendedores, pode ser em eventos, rodas de conversar, grupos do facebook, fóruns, mesa de bar, pra ver como cada um se deixa transparecer;
- tente escrever um texto que explique a marca, se ficar difícil crie tópicos, com calma, não precisa ser de uma vez, e a partir dos tópicos crie o texto em seguida. (o que é, como nasceu, o que ela vende/ faz, como ela vende/ faz…);
- procure marcas que você admira e veja como é a comunicação delas, não é pra copiar, mas pra se inspirar, referências são sempre bem vindas;
- procure se informar sobre comunicação, hoje tem muitos livros, textos e até aulas online de graça sobre o assunto.
Espero ajudar quem procura um caminho pra sua própria forma de comunicação, porque acredito que a parte mais legal de empreender é descobrir seu jeito de fazer as coisas e a pluralidade é o que torna as pequenas marcas tão interessantes.