Setembro Amarelo: doe tempo

Priscila Paiva
Sep 8, 2018 · 3 min read

O Setembro Amarelo é uma campanha para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio. Embora não seja divulgado amplamente, o suicídio é considerado um problema de saúde pública: 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

Apesar de números tão alarmantes, evita-se o assunto e as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda médica ou o Centro de Valorização da Vida (ligação gratuita 188). Os motivos para dar fim à vida variam, mas geralmente estas pessoas dão sinais e querem conversar.

Os voluntários do CVV não são terapeutas, mas oferecem algo precioso num mundo onde é cada vez mais difícil encontrar alguém que se disponha a ouvir um desabafo sem julgamentos.

Segundo especialistas, para prevenir o suicídio é preciso falar abertamente sobre sofrimentos e transtornos mentais. O Brasil é o país com mais casos de transtornos de ansiedade no mundo e o segundo com casos de depressão. Essas doenças, só no ano passado, afastaram do trabalho quase 70 mil brasileiros. Esses brasileiros somos 'nós’, nossos amigos e familiares.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que, nos últimos 45 anos, o suicídio cresceu 60% no mundo. “O suicídio está aumentando porque os índices de depressão e de dependência química estão aumentando. Tudo isso diminui a capacidade de suportar o sofrimento e de fazer da tristeza e da crise humana uma maneira de crescer, de pedir ajuda e ser ajudado”, afirma o psiquiatra Neury Botega, fundador da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio.

Caridade moral

Aprendemos a importância da caridade material: doar roupas, alimentos, calçados e itens de higiene pessoal. Mas temos ainda mais dificuldade para praticar a caridade moral: ouvir, tolerar, ter paciência com os defeitos alheios e ter empatia - se colocar no lugar do outro.

Tão importante quanto cuidar do corpo é cuidar da mente! Precisamos estar atentos às necessidades do outro que não são materiais, aprendendo a ouvir e interpretar sinais. Deixar de apontar o dedo e tentar compreender mais. Substituir as críticas por elogios, de modo que a pessoa que converse conosco saia se sentindo melhor do que estava antes e não desejando nunca ter tido a conversa.

Não sou especialista no assunto e você provavelmente também não é, mas podemos doar o nosso tempo quando sentirmos que alguém precisa desabafar, ouvir e aconselhar a buscar ajuda, terapia, indicar o CVV, que guarda absoluto sigilo em relação ao que é conversado.

Uma outra forma de ajuda é a Eurekka, plataforma que une psicologia e tecnologia e possui uma inteligência artificial que conversa através do bate papo do Facebook. Basta entrar na página da Eurekka e enviar uma mensagem que ela te fará perguntas dando opções de respostas, sempre com o objetivo de saber como você está e te orientar a buscar ajuda.

O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio é celebrado no dia 10 de setembro, por isso durante todo o mês diversas instituições e pessoas manifestam apoio à causa. Façamos a nossa parte de ajudar durante todo o ano a prevenir o suicídio.


Vídeo no IGTV @priscilalpaiva


Fontes:

CVV – Centro de Valorização da Vida, entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962.

Jornal A Tribuna

Jornalista, social media, empreendedora, capricorniana, divulgadora da Doutrina Espírita, louca por café e viciada em séries.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade