O Marketing no Setor de Serviços

O setor de serviços continua sendo o principal gerador de empregos. Fica um bocado distante dos outros setores e o marketing específico para ele deve ser considerado com uma atenção especial.

Definição de Serviço: qualquer ato ou desempenho, intangível, que uma parte pode oferecer a outra e que não resulte na propriedade de nada.
Fotografia, design e publicidade, são exemplos de serviços.

O primeiro ponto a ser observado é que o marketing de serviços é muito variado. São exemplos do setor de serviços: companhias aéreas, seguradoras, escritórios de advocacia, de contabilidade, de consultorias, de coaching, agências de publicidade, de design, fotografia, hospitais, consultórios médicos, governo, tribunais, polícia militar e civil, corpo de bombeiros, bancos, agências de financiamento, correios, hotéis, motéis, resorts, spas, escolas, faculdades e universidades, centros profissionalizantes, de idiomas, de informática, de dança, de música e outros cursos, academias, personal trainers, terceirização de limpeza, de portaria, de jardinagem, de manutenção, de segurança e de alimentação, museus, instituições de caridade, igrejas, templos, ashrams, mosteiros, sinagogas, retiros, produtoras de filme e cinema, imobiliárias, assessoria, websites, blogs, aplicativos e outros. Esta lista resume uma parte dos prestadores de serviços.

O segundo ponto a ser observado é que a prestação de um serviço age sobre a oferta de um produto. Isso é especialmente verdade no caso de operadores de caixa, balconistas, vendedores e demais funções de atendimento ao cliente: são serviços com a finalidade de vender produtos. Porém o serviço em si pode não estar diretamente ligado a um produto concreto.

Na próxima publicação vamos abordar as categorias do mix de serviços.

Este é um resumo dos estudos feito sobre os ensinamentos de Phillip Kotler e Kevin Lane Keller. Para mais informações, entre em contato com o autor desta publicação.
One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.