Ensino ‘versus’ Educação

São a mesma coisa? Faz diferença usar um termo ou outro?

Para termos uma boa conversa com qualquer pessoa, precisamos antes de mais nada saber o que algumas palavras e expressões significam para cada uma delas. Caso isso não aconteça, corre-se sério risco do debate não chegar a lugar algum. Um exemplo claro é quando se fala de educação; ou seria ensino?

Vê se concorda com isto: muitas pessoas letradas são mal educadas, enquanto outras educadíssimas nem concluíram o Ensino Fundamental. Todos nós conhecemos exemplos para ambos os casos, não precisa ir longe, basta observar a vizinhança e/ou o local de trabalho. Logo, concluímos que educação e ensino são coisas distintas, embora exista uma interseção.

O nosso Ministério que se diz da Educação é, na verdade, do Ensino. Ensinar é instruir, enquanto educar refere-se a valores morais. Óbvio que se educa ensinando, porém é perfeitamente possível ensinar sem educar; acredito que este deva ser o papel dos professores: ensinar somente, pois educar é papel da família.

Sei que muitos não concordarão comigo e estou tranquilo quanto a tal, faz parte do processo. No Brasil, usa-se professor como sinônimo de educador. Gostaria que quem tiver um posicionamento contrário ao meu, exponha sua opinião nos comentários para evoluirmos no assunto através do debate.

Sem mais delongas, forte abraço e bons estudos. To be continued…

Léo Gomes
“Se não queres estudar, tenta o preço da ignorância. (Autor?)

ps: Algumas das redes sociais abaixo estão em processo de implementação/atualização.

# e-mail: prof@leogomes.net

# ABOUT ME

# CURTAM A PÁGINA NO FB

# INSCREVAM-SE NO CANAL DO YOUTUBE

# SIGAM-ME NO TWITTER

# LEIAM MEU BLOG DE MATEMÁTICA

# CONFIRAM COM QUEM E POR ONDE ANDO NO INSTAGRAM

# MINHA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Like what you read? Give Prof.º Léo Gomes a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.