Resoluções de um (novo) ano novo

Publicado por Tiago Benedetti em 31 dez, 2015 
 Filosofia

Mais um ano chegando e você aí anotando (ou postando) resoluções de réveillon, não é? Para este novo ano novo que está por vir, te deixo um conselho dado há muito tempo atrás em uma galáxia muito distante por um sábio de pele esverdeada.

Mestre Yoda e Luke Skywalker em cena no filme Star Wars — The Empire Strikes Back

“Não tente. Faça ou não faça. Não existe tentativa.”

O ano novo é apenas mais uma página virada no seu calendário, ou seja, ele não vai trazer nada de bom ou ruim para você. É VOCÊ que vai fazer deste novo ano novo algo de bom ou algo de ruim para celebrar no próximo dia 31 de dezembro. E se for para fazer, então faça. Não fique tentando.

Sabe o teu cérebro? Então, pense nele como uma entidade que existe aí dentro de você. Este cérebro-entidade MANDA em você (seu inconsciente primata sabe disso) e ele simplesmente não lida bem com o termo “tentar“. Quando você diz a si mesmo que vai tentar fazer alguma coisa, como comparecer a um jantar na casa de um conhecido, lá no fundo, você sabe que isso não vai se realizar. Seu cérebro não gosta de você dizendo por aí que vai tentar alguma coisa. Já tentou fazer uma dieta? Não deu certo, não é? Pois é, acredite em mim. Teu cérebro adora sabotar tentativas.

Se o teu ano não acumula muitas realizações, se você passou 2015 sendo mais reativo que proativo, isso provavelmente se deve ao fato de você estar apenas tentando fazer as coisas. Sem estratégias e metas tangíveis, sua vida provavelmente vai ser uma eterna tentativa. Sem estratégias para seus planos e objetivos, você vai apensas ficar tentando chegar lá. E aí?

Perceba que nosso tempo cronológico pode ser visto, sob uma determinada ótica, como uma sequência de escolhas que realizamos. Estas escolhas dependem de conhecimentos alinhados a hábitos. Fazer alguma coisa significa escolher fazer algo, não apenas tentar. Para sair daquele automatismo de tentar fazer alguma coisa e começar de fato a fazer alguma coisa, recomendo que tome cuidado com duas coisas: motivação e disciplina. Se eu puder dar um conselho, recomendo que você considere como resolução de ano novo trabalhar na sua disciplina. Se você aceitar meu conselho, vou te deixar uma tarefa: leia ISSO AQUI e depois ISSO AQUI. Garanto, você vai começar bem. Apenas prometa que você não vai tentar ler estes dois textos.

E tenha um bom novo ano novo.

Eu vou tentar.

Gostou desse post? Então compartilha :D


Originally published at aquintadimensao.com on December 31, 2015.