Ionic 3: Criando uma Modal e recebendo os seus dados em uma página

Thiago S. Adriano
Comunidade XP
2 min readMay 5, 2018

--

Dando continuidade a minha série de artigos sobre Ionic 3, hoje irei demonstrar como criar uma modal e receber os seus dados de retorno.

Caso tenha interesse em ler os primeiros artigos dessa série, segue o link deles abaixo:

Para não criar um projeto do zero, eu irei utilizar o mesmo do artigo anterior. Abaixo você tem uma imagem demonstrando a estrutura desse projeto:

Estrutura básica projeto anterior

Com ele aberto no seu editor de textos, crie uma nova página dentro da sua solution. Para isso, execute o comando abaixo no seu terminal:

Agora atualize os arquivos home.ts, home.html e login.ts e login.html com os trechos de código abaixo:

Em home.ts será necessário adicionar a referencia para ModalController e injetar ela através do controller.

Agora crie um método chamado logIn e atualize ele com o trecho de código abaixo:

O código acima irá abrir a model nas linhas 2 e 3, em seguida nas linhas 5 à 7 ele irá ficar esperando essa modal fechar para receber os seus dados.

Em home.html eu adicionei um novo botão com evento click chamando a função logIn.

Em login.html eu criei um formulário simples com um botão recebendo os dados através das variáveis #mail e #password:

Por fim em login.ts eu adicionei uma referência para ViewController, injetei ele e passei os valores do formulário para função logIn retornar para página HomePage. Abaixo você tem um trecho de código demonstrando esse passo:

Agora execute o comando ionic serve para ver o resultado dos passos anteriores:

Login com modal Ionic 3

Em resumo, no exemplo anterior eu chamei a modal do login, em seguida preenchi os dados de acesso, cliquei em login e enviei eles para página HomePage. Esse foi um fluxo bem simples, mas deu para passar o fluxo de utilização de uma Modal ;)

Espero ter ajudado e até um próximo artigo pessoal ;)

--

--