Bruno Parreiras — Sócio da Cervejaria Küd. Foto: Lara Dias

Cervejaria Artesanal — Uma paixão que vira negócio

O que é preciso para ter uma cervejaria artesanal de sucesso? Muita gente se pergunta sobre isso e o Bruno Parreiras, da Cervejaria Küd, contou pra gente um pouquinho sobre sua trajetória nesse universo em uma entrevista muito bacana!

- Como surgiu a ideia de começar a Cervejaria Küd pra valer? Vocês começaram como homebrew, certo?

Sim, tudo começou em 2008, quando eu e mais quatro amigos buscamos o desafio de fazer nossa própria cerveja e nos aventuramos com a produção artesanal e caseira. Já nos primeiros lotes conseguimos excelentes resultados, tanto que no mesmo ano de fundação uma de nossas cervejas, a India Pale Ale, ganhou primeiro lugar no Concurso de Cervejas Artesanais da Argentina. Tal reconhecimento nos trouxe mais motivação para fazer produtos de ótima qualidade para atender aqueles paladares mais nobres. Foi então que criamos a Cervejaria Küd, que iniciou suas atividades em 2010. Proveniente de uma geração de cervejeiros aficcionados e apoiados pela AcervA Mineira, buscamos sempre promover a cultura cervejeira em todos os níveis. Tão apaixonados por rock quanto por cerveja, nossas criações se inspiram nos grandes clássicos do gênero.

- Como foi que a paixão pela cerveja virou profissão para você?

Após dois anos após a abertura, a cervejaria foi ficando mais conhecida e mais procurada pelo público em geral, bares e restaurantes. Com isso, a demanda de trabalho começou a ficar maior e surgiu a necessidade de um dos sócios se dedicar integralmente à cervejaria. Como todos os sócios tinham outros trabalhos, um de nós precisava tomar a decisão de abandonar a carreira anterior para se dedicar totalmente ao negócio. Após conversas e a chegada a um consenso entre os sócios, tinha chegado o momento de transformar a paixão em profissão.E te digo que todo dia de manhã quando levanto, não me arrependo por nem um segundo por ter seguido por este caminho.

- O que você acha mais importante na hora de produzir uma cerveja?

Aqui na cervejaria, o processo de criação de uma cerveja começa muito antes da fabricação em si. Aqui, pensamos muito na conceituação atrelada a cada uma de nossas criações e todas elas são inspiradas no nosso lema que é de Cerveja e rock n’ roll. Claro que esse momento de criação é cercado de muita diversão entre os sócios mas sempre levando em conta que temos que oferecer um excelente produto para nosso cliente. Por isso, pensamos na relação do estilo com o nome da cerveja e com o sabor. Além disso, é fundamental o cuidado com a qualidade dos nossos processos para que possamos oferecer sempre produtos com a mesma qualidade que nos propomos a fazer. Em resumo, pra mim o mais importante é fazer sempre o que nos propomos a fazer com extrema qualidade, sempre nos baseando no nosso principal lema que é a cerveja e rock n’ roll.

- Tem algum rótulo especial que vocês fazem ou fizeram do qual você se orgulha mais?

Me orgulho igualmente por todos os rótulos. Atualmente, tenho muito prazer em tomar a Ruby Tuesday e a Blackbird, apesar de quaisquer uma dos estilos das nossas “crias” são sempre muito bem vindas à mesa!!!

- Qual sua mensagem ou dica pra quem quer começar a fazer cerveja?

Vá em frente e seja persistente! A cerveja artesanal de qualidade exige MUITO trabalho, mas o resultado é recompensador e poderá mudar a sua forma de enxergar o consumo deste precioso liquido. Se você quer fazer a cerveja em casa, estude, deguste e conheça os diversos estilos e reinvente suas opções para conseguir produzir, pois você sempre irá se surpreender com os resultados do teu esforço e dedicação.