o decálogo do facilitador

10 exclamações que vão facilitar a sua vida!

métodos, ferramentas, escolas, existem muitos. cada facilitador vai conduzir o processo de uma forma. suas crenças e habilidades são forjadas ao longo do tempo, no caldo multi variado da emoção e da memória. mas acredito que algumas coisas são transversais. que podem servir a todos. podem pautar uma ética e um comportamento. assim, praticando e estudando, cheguei a este decálogo — em sua primeira versão — que pretende ajudar aqueles que estão singrando os mares da facilitação de processos colaborativos.

Image for post
Image for post
Photo by Curtis MacNewton on Unsplash
  1. você não é o protagonista!
    você é o juiz da partida, não faz gol ou defende pênalti. facilitar é orquestrar o talento alheio. fazer com que a potência de um time, seja maior que a soma das suas partes. o facilitador não participa, permanece em uma camada distinta de envolvimento com as ideias e soluções encontradas. o facilitador é cavalo do processo, o barqueiro que faz a travessia.
  2. perguntar is the new black!
    o melhor facilitador não é aquele que tem as melhores respostas, é aquele que tem as melhores perguntas. perguntas bem colocadas, ajudam a desbloquear todo o potencial criativo do time, a quebrar o padrão convencional de pensamento. não dê soluções. seja um bom facilitador, sendo um ótimo provocador!
  3. respeito é bom e eu gosto!
    durante os processo de facilitação, você precisa respeitar totalmente as opiniões, a cultura e a identidade de cada time. você deve conduzir os trabalhos de forma imparcial e promover a autonomia dos participantes. coloque-se no lugar do outro, não se deixe levar por preconceitos e, sempre, mantenha-se aberto para o novo.
  4. inspira e respira!
    liderar é inspirar! é sua responsabilidade promover um ambiente de confiança e fluidez e gerar um espírito de grupo e contribuição. o facilitador deve criar o estado de flow . respira fundo, ache o tom adequado para cada situação e lidere o time com afeto e energia.
  5. é preciso estar atento e forte!
    o facilitador precisa estar presente. ter atenção com as pessoas, se antecipar as dúvidas. estar seguro e preparado. conhecer, antecipadamente, as especificidades do time e do processo. facilitar é micro gerenciar! controlar o tempo, modular a tensão, definir as tarefas. olhe no olho, esteja disposto e disponível e ganhe a confiança dos participantes.
  6. não se esconda atrás de palavras!
    não são as palavras mais trend do momento que vão dar credibilidade ao seu trabalho. leia, estude, pratique. não tenha medo da simplicidade. seja claro e objetivo. faça as pessoas entenderem o que elas acreditavam ser impossível. o que o mundo precisa agora… não é de mais um gerúndio em inglês.
  7. para o alto e avante!
    defina objetivos desafiadores e ajude os times a chegarem em soluções palpáveis. tenha um compromisso inoxidável com a entrega! processos de sucesso são aqueles que chegam a entregáveis tangíveis e definições claras dos próximos passos. e lembre-se, toda vez que alguém diz “eu acho” numa reunião, morre um ursinho carinhoso!
  8. be water, my friend!
    as pessoas importam mais do que os métodos. não fique preso ao planejado. sinta o pulso do time e faça alterações no processo em real time! um bom facilitador é aquele que consegue adaptar a teoria a realidade. alongue-se, seja flexível. o papel aceita tudo, mas são as pessoas e o clima dentro da sala que dirão se o processo está funcionando bem.
  9. o que acontece em vegas, fica em vegas!
    dentro dos processos as apostas são altas. são compartilhadas muitas informações estratégicas para os negócios e muitas emoções íntimas para as pessoas. seja discreto. entenda e respeite o nível de confidencialidade de cada situação. peça permissão para postar nas redes sociais. a intensidade pode gerar proximidade, mas nunca confunda simpatia com intimidade.
  10. se joga!
    curta, aproveite, se divirta! processos de cocriação são lúdicos, intensos. um clima leve e divertido, facilita o envolvimento das pessoas. viva a emoção única de cada experiência e comemore os resultados atingidos!

este é um trabalho em construção. ainda em refinamento. publico em busca de críticas e comentários que possam fazê-lo evoluir. se você está começando ou se você já tá cascudo na facilitação, me fala o que você achou dessa minha compilação de princípios. manda comments!

um abraço,
pedro
conectar, colaborar & compartilhar

versão 0.1

pensatas de um designer.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store