Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Deficiência é toda perda ou anormalidade de uma função ou estrutura anatômica, fisiológica ou psicológica que gere dificuldade ou incapacidade no desempenho de alguma atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano. A deficiência pode ser física, auditiva, visual, mental ou até múltipla.

Segundo a ONU, 10% da população mundial tem algum tipo de deficiência. O número pode parecer muito grande num primeiro momento, mas isso é porque não temos tanto contato com as pessoas com deficiência, então não sabemos que são muitas. Infelizmente, essas pessoas não são sempre incluídas em nossa sociedade e muitas vezes são tratados pelo restante da população com discriminação, tendo dificuldade de levar uma vida digna.

Por isso surgiu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Uma data que tem como objetivo conscientizar a sociedade para a necessidade de igualdade de oportunidade a todos os cidadãos. Objetiva que conversemos sobre promover direitos humanos e conscientizar a população sobre assuntos de deficiência. Devemos celebrar as conquistas das pessoas com deficiência e fazer o máximo para incluí-las em nossa sociedade, em todos os aspectos, pensando sempre em programas e políticas que os incluam, tanto em questões de acessibilidade e inclusão, como em questões de promoção de estudos, inserção no mercado de trabalho, proteção e promoção à saúde.

#DiaInternacionalDaPessoaComDeficiência #Deficiência #Acessibilidade #Inclusão #DeficiênciaFísica #DeficiênciaMental #DeficiênciaAuditiva #DeficiênciaVisual