Dia Nacional da Cultura

O Brasil é um dos maiores países do mundo em extensão territorial, tem em sua história uma grande variedade de contribuições e influências étnicas e é uma nação extremamente rica. Carregamos o costume de cada povo que aqui se estabeleceu. Dos negros, herdamos o candomblé, a capoeira, o vocabulário e grande parte do nosso folclore. Com os Índios recebemos o artesanato, a pintura, a rede e as comidas exóticas. Dos portugueses adquirimos os costumes católicos, a língua e as roupas.

Nossa cultura é uma união de contribuições, principalmente dos indígenas, africanos, italianos, portugueses e alemães. Mas também temos nossas influências árabes, espanholas, polonesas e japonesas. Com isso, nossa cultura foi fortalecida e hoje o Brasil ainda é um dos países com mais importantes influências culturais. Diferente da maioria dos países, temos diferentes e ricas características culturais em cada região, mesmo estando dentro do mesmo território.

Independente das dificuldades do nosso país e da evolução ainda necessária, hoje temos muito o que comemorar! Nossos costumes, folclore, comidas e músicas são grandes representantes de nossas peculiaridades culturais, afinal, não só de futebol e carnaval foi escrita nossa história.

A data é comemorada desde 1970, e foi escolhido o dia 5 de novembro por ser a data de nascimento de Rui Barbosa (1849–1923), que foi muito influente na história do Brasil, tanto na questão política quanto cultural.

Além da cultura, celebra-se nesse dia a Língua Portuguesa, que é o sexto idioma mais falado do mundo e a língua oficial em quatro continentes.

O Dia do Cinema Brasileiro também é comemorado nesta data. A escolha se deu em homenagem a primeira exibição pública de cinema no nosso país, que aconteceu no Rio de Janeiro em 1896.

Portanto, hoje é um dia que nós brasileiros temos muito o que comemorar e devemos aproveitar para valorizarmos nossa cultura e aprender mais sobre ela. Diversos museus e mostras culturais oferecem entrada gratuita no dia de hoje, portanto aproveite!