Nascia Hoje: Anna Freud

Anna Freud nasceu no dia 03 de dezembro de 1895, em Viena, sendo a sexta e última filha do casal Martha Bernays e Sigmund Freud.

Dentre os muitos filhos do casal, Anna, que era analisada pelo próprio pai e tinha com ele uma relação muito próxima, foi a única que quis seguir os passos de Freud e continuar trabalhando com sua criação, a psicanálise.

Anna foi psicanalista e focou seu estudo em algo que seu pai não havia se aprofundado muito: o estudo do tratamento psicanalítico infantil. Seu primeiro paciente infantil foi seu próprio sobrinho, W. Ernest Freud.

Foi ela a primeira a dar ênfase ao ego na personalidade, entendendo-o como uma força independente e ativa, mesmo que trabalhando com as forças Id e Superego. Além desse tema, ela estudou com mais profundidade os mecanismos de defesa, descobertos por seu pai.

É famoso o desentendimento que Anna teve com Melanie Klein durante sua vida profissional. Klein foi outra psicanalista, fundadora da escola inglesa, e elas divergiam muito sobre seus trabalhos, levando muitas vezes isso a público.

Anna Freud é até hoje considerada, ao lado de Melanie Klein, uma das fundadoras da psicanálise infantil. Mas viveu uma vida profissional difícil, sentindo-se a sombra de seu pai e sem entender os caminhos que a psicanálise estava tomando. Morreu em 9 de outubro de 1982, em Londres, aos 86 anos de idade.