Fale sobre o preventivo com suas amigas!

Fonte: Pinterest

Nós mulheres conversamos sobre tudo com as amigas mais próximas, certo? Inclusive saúde.

Quando sua amiga está fraca e sonolenta você sugere que ela marque uma consulta. Quando o cabelo começa a cair muito ou a unha fica fraca, indicamos um dermatologista. Quando tem muita dor de cabeça, o neurologista, quando a ansiedade toma conta, um psicólogo ou psiquiatra. Pois sugiro que também vire rotina perguntar para as amigas sobre o preventivo.

Mas como assim??!!!

Tem gente que vai estranhar inicialmente, mas sexo é um assunto constante na roda de amigas mais íntimas. E é na hora desse papo que a pergunta sobre a visita ao ginecologista pode entrar. Não, você não será uma chata total. Você estará ajudando a evitar problemas futuros ou quem sabe salvando a vida da sua amiga. Sério? Sério MESMO!!!

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer - INCA, o câncer no colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

É inaceitável que tantas mulheres ainda morram por conta do câncer no colo do útero. Ele é um tumor que pode ser detectado facilmente em sua fase inicial, quando tem 100% de chances de cura.

E como detectar esse câncer na fase inicial?

Através do já conhecido Papanicolau!!

Tem meninas que têm dificuldade de ir ao ginecologista. Algumas têm vergonha, medo, a família não sabe que já existe vida sexual ativa.. e há quem só tenha preguiça ou falta de informação. Por isso, a roda de amigas é um bom espaço para abordar o tema e encontrar soluções.

Fazendo o Papanicolau na periodicidade recomendada* estamos evitando sérios problemas no futuro. Estou falando de evitar, ou tratar na fase inicial, um câncer que só em 2013 matou 5.430 mulheres.

O exame preventivo é rotina nos consultórios ginecológicos, todo plano de saúde cobre. O SUS também oferece o exame nas consultas ginecológicas de rotina realizadas no próprios postos de saúde.

Leve essas informações para as mulheres que você ama!

Na próxima vez que reunir as amigas para falar sobre todos os assuntos que SÓ falamos com as nossas amigas, fale também sobre ir ao ginecologista!!!

Alerte sua amiga sobre a importância do exame preventivo, indique seu médico, acompanhe sua amiga caso ela tenha receio, seja a amiga da vez!!

Essa é uma importante corrente em prol da sororidade :)

*O Papanicolau deve ser feito em mulheres que já tiveram atividade sexual. A rotina recomendada para o rastreamento do câncer no colo do útero no Brasil é a repetição do exame a cada três anos, após dois exames normais consecutivos realizados com um intervalo de um ano.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.