O Grande Lebowsky — Análise da Curva Narrativa

Por Levi Porto.

Segundo exercício do Módulo de Roteiro de Quadrinhos do Percurso Formativo em Histórias em Quadrinhos do Porto Iracema. A tarefa consiste em apontar os sete momentos da curva narrativa pelo qual um filme, série ou quadrinho, à escolha do aluno, perpassa.


Inércia — O protagonista (Jeff Lebowski, O Cara) e o setting da história (Los Angeles, anos 90) são apresentados pelo narrador. Seu estilo de vida e personalidade são trabalhados na cena que o introduz — ao retratá-lo de roupão, num supermercado, assinando um cheque de 0,67 centavos. A audiência sabe então que O Cara é um personagem desleixado, preguiçoso e despreocupado, vivendo uma vida pacata de provável desemprego. Sabemos no entanto que ele não é um mendigo quando ele volta para sua casa na próxima cena.

Detonador — O Cara é atacado por dois capangas em casa, que o interrogam atrás do “dinheiro”. Um deles introduz a personagem “Bunny”, que supostamente entrega Lebowski como o dono de uma quantia em dinheiro cuja esposa “deve” à personagem “Jackie Treehorn”. Ainda sobre a suspeita de que O Cara é um caloteiro, um dos capangas urina sobre o tapete de Lebowski.

Sua pacata vida é destruída por esse momento. O protagonista está agora envolvido numa trama maior; agora sua motivação principal é restituir o tapete mijado da sala.

O Cara consegue convencer os capangas de que não é casado com Bunny nem é um milonário. Estes vão embora decepcionados. Na cena seguinte, Lebowski se encontra no boliche com dois amigos, Walter e Donny. Donny convence Lebowski que para restituir seu tapete, ele deve tirar satisfações com o verdadeiro Lebowski milionário. O Cara o visita na cena seguinte, levando ao…

Primeiro ponto de virada — Apesar dos esforços do Cara, o Lebowski milionário não é convencido e se recusa a restituir o tapete, ainda revelando que de fato sua esposa deve dinheiro. O Cara então rouba um tapete da casa. Na saída, conhece a personagem Bunny e o “Niilista”. Em casa, o protagonista recebe um telefonema do milionário pedindo por ajuda.

O Lebowski verdadeiro revela que Bunny foi sequestrada e que o resgate custa um milhão. Ao Cara é solicitado que sirva como mensageiro para a troca, já que ele saberia reconhecer se os capangas que o visitaram são os mesmos envolvidos no sequestro. Sob o estímulo de 20 mil dólares (e o tapete), o Cara aceita.

No caminho para a troca, seu amigo Walter tenta convence-lo à entregar uma isca, matar os sequestradores e fugir com o dinheiro do resgate. O plano fracassa e o os sequestradores levam a isca.

Na cena seguinte, ao sair do boliche Lebowski descobre que seu carro, que continha a maleta com o dinheiro, foi roubado. Em casa, recebe uma ligação da personagem “Maude”, filha do Lebowski milionário, que revela que Bunny forjou seu sequestro para ficar com o milhão de dólares. Ela então convence o Cara a recuperar o dinheiro, prometendo 10% da quantia se ele obter sucesso.

Os sequestradores “niilistas” visitam o Cara para ameaçá-lo, dando à entender de que não estão com o dinheiro do resgate. Mais tarde, os capangas “mija-tapete” vão até a casa do Cara para leva-lo até Jackie Treehorn. Na sua mansão, Jackie pergunta onde está Bunny e o dinheiro que ela o deve.

O coquetel do Cara é drogado e ele apaga. Quando volta para casa, se encontra novamente com Maude, que revela para ele que seu pai não tem nenhum dinheiro — tudo é herdado da sua esposa.

Midpoint — Nesse momento o Cara desvenda toda a trama: Lebowski aproveitou-se da notícia do sequestro de Bunny, roubou o milhão de dólares da herança da esposa e deu uma maleta falsa para ele fazer a troca. O sequestro também era falso — os niilistas aproveitaram o sumiço de Bunny para extorquir Lebowski.

Segundo ponto de virada — Sabendo disso, o Cara retorna à casa de Lebowski para reprendê-lo. Lá ele encontra Bunny, que apenas viajou sem avisar à ninguém. Lebowski expulsa o Cara de sua casa.

Clímax — De volta ao boliche, O Cara é confrontado pelos niilistas, que demandam o dinheiro. Walter os derrota, mas seu amigo Donny morre de ataque cardíaco pela emoção da batalha.

Resolução — O Cara e Walter espalham as cinzas de Donny no mar e vão jogar boliche.

Like what you read? Give Quadrinhos Porto Iracema a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.