Priscilla, Rainha do Deserto — Análise da Curva Narrativa

Por João Gabriel Ramos.

Segundo exercício do Módulo de Roteiro de Quadrinhos do Percurso Formativo em Histórias em Quadrinhos do Porto Iracema. A tarefa consiste em apontar os sete momentos da curva narrativa pelo qual um filme, série ou quadrinho, à escolha do aluno, perpassa.


Inércia: O filme Priscilla, a Rainha do Deserto conta a história de duas drag queens (Anthony e Adam) e uma transexual Bernadette que se apresentam com apresentações artísticas e são contratadas para realizar um show uma cidade no deserto australiano, Alice Springs.

Detonador: Em uma das apresentações, Anthony liga para Bernadette, que disse não ter comparecido por conta do falecimento do marido. Então ele comenta sobre o show na Austrália. Bernadette resolve aceitar, pra ver se “esquece” o luto.

1º Ponto de Virada: Então partem dentro de um ônibus, que é batizado com o nome que dá o título do filme: Priscilla, a Rainha do Deserto.

Midpoint: Durante a viagem, o ônibus fica sem combustível, e elas ficam sozinhas no deserto.

2º Ponto de Virada: Estando indignada com a situação, Bernadette resolve sair pelo deserto atrás de ajuda e acaba encontrando um casal de idosos que a leva de volta ao ônibus que estavam as outras companheiras de trabalho. Chegando lá, se espantaram ao ver as outras drag queens e foram embora sem prestar ajuda nenhuma.

Sabendo que tinham pouco tempo pra apresentação, resolveram, no meio da noite, ensaiar para a apresentação. DO NADA, aparece um cara que as leva para a turma dele.

Depois de vários dias no deserto, Anthony consegue um reboque para ajudá-las a voltar à estrada. O cara responsável pelo reboque (Bob) é um grande fã de um antigo show de transformistas, onde Bernadette se apresentava e resolveu oferecer estadia por um tempo até o ônibus ficar pronto.

Depois de um tempinho, voltaram à estrada.

Um dos caras resolveu se aproximar, ela encarou. Os dois tiveram um curto diálogo, onde Adam joga cerveja na cara do moço e sai correndo. Todos os outros caras correm atrás dela, até ela não ter mais pra onde correr. O homem que tomou um banho de cerveja se aproxima dela e dá um soco bem forte na cara de Adam. Bob aparece para ajudá-lo e depois as outras amigas dela aparecem, afrontando os homofóbicos, que queriam agredi-la.

De volta à estrada.

Resolução: Enfim, chegaram ao local do show. E quem as tinha contratado? A mulher de Anthony. Sim, Anthony era casado com uma mulher! E quem as assistiu na plateia? O filho de Anthony! Sim, Anthony tinha um filho!

De volta à estrada.

Depois da apresentação, Anthony passa uns dias com a família e amigxs de trabalho. Com vergonha e com medo de ser rejeitado pelo filho, passa a se vestir de uma maneira nunca vista por ninguém na trama. Até que o filho faz uma pergunta a ele, que faz Anthony não ter vergonha de ser quem ele realmente é.

OBS: Do nada, em muitas partes do filme, até no final, aparece uma mulher correndo. Por quê? Não sei!

Like what you read? Give Quadrinhos Porto Iracema a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.