Quando eu liguei o botão da expectativa
Antes de começar, só gostaria de dizer que expectativa não é um botão. :) A gente escuta muito dos outros “vai sem expectativa”, “não cria expectativa”, “a expectativa é companheira da frustração”, “cuidado com as expectativas”. E Jesus, por que as pessoas temem tanto as expectativas?
s.f. Condição de quem espera pela ocorrência de alguma coisa: expectativa de tempestade. Estado de quem espera algum acontecimento, baseando-se em probabilidades ou na possível efetivação deste. Desejo intenso por algo próspero: expectativa de um bom trabalho. Expectativa de vida. Esperança de vida ao nascer, refere-se à estimativa do número de anos que uma pessoa possivelmente conseguirá viver.
Eita! Então não existe nada nessa vida em que a gente não cultive expectativas. Afinal, somos seres dotados de imaginação, de desejos e de emoções que se traduzem na espera, no frio na barriga e também na esperança de “agora vai”, “agora eu vou conseguir”. E como isso pode ser uma coisa ruim? Eu diria que a mágica da coisa é exatamente essa!
E em qualquer coisa que eu faço o “botão da expectativa” tá ligado. Muita gente acha que dá para tratar ela como um botão. Quem sabe fazê-lo, por favor me avisa. Eu ainda não aprendi. Mas isso não significa que eu sou escrava das expectativas. O problema não são elas. O grande problema é não aprender a lidar com as frustrações. E sim, elas acontecem. Sem expectativas ou não. E a gente deve ser forte para isso.
Alguém sem expectativas parece muito com alguém que já morreu. Eu tenho ainda diversas expectativas e cultivo-as todos os dias. Alimento-as como se deve e me preparo para o plano B de cada uma delas, que não deixa de ser uma nova expectativa. O que a gente espera mesmo é o melhor. A construção de uma família bacana, uma carreira de realizações e a porra toda que a gente tá acostumado a ver aí nas timelines dos nossos amigos. :)
Vamo lá, amigo! Vamos com expectativa mesmo, vamos quebrar a cara mesmo, vamos tentar ser felizes e aproveitar as doçuras e agruras da caminhada da vida. Tudo isso de peito aberto e a cabeça no lugar (importante). Sem mais delongas, não dá pra ter medo dos planos que a gente faz. São eles que deixam a gente com vontade de ir cada vez mais longe. :)