QUILOMBOOK — Clube Negro do Livro da UnB

Que tal encarar um desafio de ler 5 livros de autoras e autores negros ainda esse ano? E o melhor, em coletivo!

Quilombook
4 min readJul 11, 2017

Ler pode ser uma coisa solitária. Mas se existem muitos livros que ainda queremos um dia ler, por que não fazer isso de uma forma coletiva? Nos clubes do livro que já participei, poucas vezes são considerados obras de autores negros. Então por que não formar um clube do livro com pessoas interessadas em ler mais autoras e autores negros na África e diáspora e ainda conhecer gente nova?

Em cada mês o Clube irá selecionar uma obra de uma autora ou autor negro já reconhecido pela importância dos seus livros. Para esse primeiro ciclo em 2017, vamos valorizar Bestsellers e livros já premiados. Assim teremos a chance de ler livros como a Cidade de Deus, de Pedro Lins; ou algum lançamento da Chimamanda Ngozi Adichie ou qualquer outra obra popular que podemos eleger mensalmente por enquete.

Divulguei um questionário por 7 dias no Facebook e tive 73 respostas de pessoas que se interessam por compartilhar leituras desses autores em Brasília. É interessante entender quem somos:

Somos em maioria pessoas negras, com vinte e poucos anos com destaque na participação feminina.

Além disso, o questionário foi útil para entender a disponibilidade de vocês para o segundo semestre do ano e o ritmo de leitura. Assim como eu, muitas pessoas falaram que o tempo para se dedicar a leitura é limitado: faculdade, TCC e trabalho foram as razões mais citadas. No entanto, 92% dos respondentes disseram que as reuniões podem ser mensais, sendo a cada quatro semanas. Sexta-feira foi o dia que recebeu mais votos, com muitos votos para o período da tarde e noite. Todos concordaram que os encontros acontecessem no Diretório Negro — Quilombo UnB. Assim distribui 5 encontros mensais até dezembro, sendo considerado a semana de lua cheia para deixar as coisas mais místicas…

Foi criado um grupo no Facebook para comentários durante a leitura e relacionamento dos membros do Clube, que também será usado para votação em enquete para as próximas leituras. Lembre-se de tomar cuidado com spoilers, deixe bem claro o aviso para não estragar a experiência de ninguém. Quem não tem perfil no face pode participar do Clube, nossos encontros tem datas previstas e qualquer alteração avisarei aqui e por e-mail.

Nos encontros podemos soltar spoilers sem culpa. Podemos falar e discutir livremente sobre aspectos do livro que nos interessou. Qual personagem você se identificou e por quê? Qual foi o maior embuste do livro? Podemos também combinar um lanche colaborativo nos dias de encontros.

Para democratizar mais a experiência, iremos compartilhar em quais locais o livro esta com o menor preço, em quais bibliotecas públicas tem exemplares, além de alguns links hehe. Eu acredito que todos devem ter acesso aos livros, independente de pagar ou não. Se gostou do livro e quer investir seu dinheiro em autoras e autores negros, compre! Isso também é politizar o consumo e apoiar esses escritores.

Como tudo isso é apenas uma proposta, que não sabemos se de fato vai funcionar, decidi escolher o primeiro livro desse ciclo. Escolhi um livro que já conheço, é considerado um clássico, escrito por uma autora negra e com uma maravilhosa narrativa para iniciar o Clube do livro:

A Cor Púrpura

Alice Walker

336 p.

Quem narra os acontecimentos do livro é a personagem Celie, uma garota negra que escreve cartas para Deus contando sobre sua simples vida. Celie é uma personagem passiva que não reage as violências que sofre cotidianamente, seja moral, física ou sexual. A personagem se desenvolve de modo que parece ser alguém familiar para nós, seja nossas mães, avós ou vizinhas. O livro tem muitas reviravoltas, o que nos permite acompanhar o crescimento dos personagens e as muitas críticas sutis da autora.

A cor púrpura se mostra muito atual e nos faz refletir sobre as relações de amor, ódio e poder, em uma sociedade ainda marcada pelas desigualdades de gêneros, etnias e classes sociais.

EVENTO: https://www.facebook.com/events/1961064754112278/

Menor preço encontrado: $ 38,90

*A Gabi Costa disse que conseguiu comprar por $12 na Estante Virtual!

Bibliotecas:

BCE/UnB — 2 Exemplares

Biblioteca Nacional—1 Exemplar

E ai, vamos ler mais livros negros juntos?

Lineker Teixeira,

Contatos e redes:

INSTAGRAM * FACEBOOK SKOOB * PINTEREST

--

--