Não abra um negócio, seja você o seu negócio!

Diariamente me pergunto se as pessoas entendem o significado da palavra empreendedor. É muito comum as pessoas relacionarem empreender com ser um empresário. Até certo ponto essas palavras tem relação, mas será que a única forma de me tornar empreendedor é abrindo minha própria empresa?

Vamos analisar o significado da palavra empreendedor:

Empreendedor (significado: que ou aquele que empreende)

Não ficou muito claro. Então, vamos analisar o significado de empreender?

Empreender (significado: decidir realizar; tentar; pôr em execução; realizar;)

Tá, mas, analisando bem, onde fala que eu preciso abrir uma empresa para pôr em prática algo ou realizar algo?

Eu acredito que muitas pessoas, por não entender o significado do que é empreender, deixam de empreender porque não querem abrir uma empresa. Porém, acredito que empreender é muito mais que abrir um CNPJ.

Empreender é ter um pensamento empreendedor.

Por que não podemos empreender no nosso trabalho? Por que não podemos empreender na nossa vida? Por que não controlamos nossas finanças familiares como se elas fossem as finanças de nossa empresa? Por que não pensamos e gerimos nossa vida como uma empresa?

Ser empreendedor é trabalhar duro independente de onde for. É fazer as coisas certas, trabalhar focado em resultados e não olhando pro relógio contando as horas pro dia acabar. Explore seus potenciais, coloque suas ideias em prática e se o seu patrão achar que você é louco fuja dessa empresa e procure um lugar onde você possa evoluir.

Um empreendedor adora melhorar as coisas, melhorar sua eficiência. Odeia fazer coisas sem sentido só porque alguém mandou. As coisas devem ter significado e devem sempre focar em melhorar algo. Não faça algo simplesmente porque você acha que irá agradar seu patrão, faça algo porque é o certo. Faça algo que de retorno para sua empresa (mesmo você não sendo o dono, afinal de contas seu salário é pago com o dinheiro que a empresa ganha).

Como posso empreender na minha vida?

  1. Esqueça o pensamento conservador de muita gente que diz que tu precisa obrigatoriamente ter um emprego. Esqueça isso. Esse pensamento faz com que tu só pense em ter emprego e não pense em trabalhar. Descubra com o que você quer trabalhar e trabalhe com isso, independente onde for. Não tem problema trabalhar pra alguém, o problema é focar em ter emprego e não trabalhar nesse emprego;
  2. Leia sobre finanças e aprenda a lidar com as suas. Trace metas pessoais, poupe e invista dinheiro. Uma pessoa atolada em dívidas não produz bem no trabalho. Pense no futuro, planeje viagens e, se possível, trabalhe para ter independência financeira. Você não precisa parar de trabalhar só porque tem uma independência financeira, mas você poderá trabalhar a hora que quiser com o que quiser (esse é o ponto!);
  3. Seja você uma referência na sua área. Não pense que estudar é se formar em algo. Nos dias de hoje uma pessoa que para de estudar está fadada ao fracasso. Leia livros, aprenda coisas novas, aprenda diariamente. Todas as pessoas bem sucedidas estudam muito durante sua vida inteira, principalmente depois de formados;

Finalizando…

Se você quiser empreender abrindo uma empresa, vá fundo. Abra e trabalhe forte nela, mas não abra uma empresa simplesmente porque está na moda ser empreendedor. Você pode ser um empreendedor e seguir trabalhando pra alguém, até porque a sua empresa terá clientes e você trabalhará pra eles.

Tendo empresa ou não, o que importa é trabalhar. Esqueça os empregos, foque no trabalho. Se você escutar qualquer empreendedor de sucesso você vai ver que eles trabalham no mínimo 12 horas por dia e estão sempre pensando em trabalhar.

Quer ter um negócio? Seja você o seu negócio.