Calculo de muros de arrimo — Como calcular muro de arrimo — Engenharia Certa!

Veja aqui um passo a passo para o calculo de muros de arrimo e, no final, uma dica incrível!

Rachel Belitardo
4 min readJul 9, 2019
Calculo de muros de arrimos

Acesse: Pacote de planilhas para cálculo de muros de arrimo

Aqui listamos os 5 passos para o calculo de muros de arrimo para facilitar o seu trabalho!

Primeiro Passo: Reconhecimento do local

É importante fazer o reconhecimento local, características do solo e uso e ocupação da estrutura de montante

A primeira parte a ser analisada é o local onde será executado a estrutura.

Responda a perguntas como:

· Existem muros nas vizinhanças?

· Esse muro terá que suportar apenas as cargas de empuxo ativo do solo e as pressões hidrostáticas do nível de água ou se irá existir uma sobrecarga sobre o solo a ser arrimado?

· Outras edificações serão construídas nas proximidades?

Uma análise bem elaborada prevendo futuras construções sobre o solo arrimado é fundamental para evitar eventuais problemas estruturais no futuro.

Um levantamento detalhado das informações resumidas é de grande importância para o projetista.

Isso é tão importante quanto prever as cargas atuantes sobre o muro é coletar as informações estruturais sobre o maciço a ser arrimado. Essas informações estão na maioria das vezes disponíveis por ensaios de sondagem.

Segundo passo: Definição do sistema construtivo e do sistema de proteção da estrutura

Depois de saber quais são os esforços que atuarão sobre a estrutura, faz-se necessário entender qual técnica construtiva será utilizada para arrimar o maciço.

Responda perguntas como:

· Será utilizado um muro de arrimo por gravidade ou por flexão?

· Se for por flexão, será constituído de concreto armado, de bloco armado, com contraforte ou com vigas e pilares?

· Se utilizar um muro com vigas e pilares, qual será o espaçamento entre os pilares?

· E entre as vigas?

Ter a certeza de qual técnica construtiva será utilizada é muito importante porque o dimensionamento está totalmente ligado à técnica utilizada.

Após a definição do sistema construtivo é possível definir o sistema de segurança como impermeabilização e drenagem. Em um muro de arrimo, o correto dimensionamento e a execução perfeita não valem de nada se o sistema de drenagem não for eficaz.

Executar um muro sem um sistema de drenagem apropriado e bem executado é muito perigoso porque em um evento de precipitação muito forte, o nível do lençol freático pode subir bastante, provocando uma sobrecarga muito alta no muro, podendo levar a estrutura ao colapso.

Passo 3: Fazer o levantamento dos esforços nos elementos

A partir da caracterização do solo que será arrimado e a definição do sistema estrutural, é necessário definir o modelo físico que melhor representa a estrutura para que os esforços que atuam em cada elemento da estrutura possam ser levantados.

Passo 4: Fazer o dimensionamento e detalhamento da estrutura

A partir dos esforços levantados na etapa 3, é necessário realizar o dimensionamento de cada elemento da estrutura de acordo com as normas vigentes.

Tão importante quanto o dimensionamento é fazer o correto detalhamento, para que o desenho possa ser facilmente interpretado no local de execução evitando erros de execução.

Nesse sentido, é provável que a estrutura a ser executada atenda as características definidas no modelo de cálculo.

Passo 5: Aplicar a correta execução

Finalmente, mas não menos importante, a correta execução da estrutura concebida no papel é primordial.

Nenhuma etapa da execução deve ser negligenciada porque os erros nessa etapa podem estragar todo o trabalho anterior.

É importante a apresentação das armaduras, principalmente a dos pilares e das vigas de fundações. Além disso, a garantia dos cobrimentos de fundações, que deve ser no mínimo 5cm, deve ser atendida.

Adicional a isso, tem-se o controle de qualidade do concreto uma vez que se trata de uma obra de responsabilidade. Outra questão importante é o sistema de drenagem, que deve ser projetado e detalhado e, sobretudo, corretamente executado.

A DICA MAIS IMPORTANTE!

Uma última DICA bem importante mesmo: Caso você ou a sua equipe não tenha confiança para calcular esse tipo de estrutura, pense em contratar planilhas automatizadas que agilizam os cálculos! Aqui vai uma dica FUNDAMENTAL:

Pacote de planilhas para cálculo de muros de arrimo

Pacote com 4 planilhas desenvolvidas pelo engenheiro civil Pedro Henrique Lelis Brito, CREA Nº 3000086627 BA, formado pela Universidade Federal da Bahia. Elas permitem dimensionar muros de arrimo com perfil trapezoidal (3 planilhas) e muros de arrimo com perfil escalonado (1 planilha). Cada planilha gera automaticamente um memorial de cálculo em formato PDF, bastando clicar no botão “IMPRIMIR MEMORIAL”.

Cada planilha é composta por 3 tabelas: Entrada de dados, Saída de dados e Verificações. As únicas células que devem ser preenchidas pelo usuário são aquelas em branco na Entrada de dados (Demais células bloqueadas).

SAIBA MAIS SOBRE ESSAS PLANILHASCLIQUE AQUI!

Leia também: Planilha de orçamento de obras

--

--

Rachel Belitardo

Brasileira, trabalho no marketing digital com temas de SEO